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Capacitação Técnica

Apoio FAPESP em números
9Auxílios à pesquisa concluídos 
690Bolsas no país em andamento 
10.491Bolsas no país concluídas 
25Bolsas no exterior concluídas 
11.215 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 14/01/2017

 

A modalidade Capacitação Técnica tem o objetivo de treinar e aperfeiçoar técnicos e alunos de cursos técnicos de nível médio e superior, que participem de atividades de apoio a projetos de pesquisa vigentes em Instituições de Estado de São Paulo, financiados pela FAPESP. Os projetos são desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Principal, vinculado a instituições superiores de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção é feita por meio de análise pelos pares.

 

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

  • Modulação dos níveis e da reatividade do ferro fisiológico por novos quelantes naturais ou bifuncionais: possíveis aplicações na saúde humana, BP.TT

    Modulação dos níveis e da reatividade do ferro...

    A sobrecarga de ferro é uma condição nociva para os pacientes, que apresentam significativo decréscimo de qualidade de vida. Paralelamente, o ferro é um nutriente crucial também para parasitas e células tumorais. Quelantes de ferro são moléculas de alta afinidade que apresentam diversas possibilidades de uso clínico: (i) atenuadores da sobrecarga do metal; (ii) entregadores de metais t...

  • Onion Menu - cardápio inteligente de bolso, BP.TT

    Onion Menu - cardápio inteligente de bolso

    Os dispositivos smartphones carregam uma grande quantidade de informação relacionada a seus usuários. Essa informação pode ser utilizada para prover produtos e experiências personalizadas em diversos domínios. Este projeto tem como objetivo explorar essa informação disponível com foco no domínio de bares e restaurantes. A empresa tem desenvolvido o produto chamado Onion Menu - Cardápio...

  • Teste e validação do ASIC SAMPA, BP.TT

    Teste e validação do ASIC SAMPA

    O projeto será desenvolvido no HEPIC (High Energy Physics Instrumentation Center) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A proposta corresponde ao teste experimental e validação de um ASIC protótipo de aquisição de sinais e de processamento digital que possa ser usado na eletrônica de detecção dos sinais no cátodo do Time Projection Chamber do experimento ALICE. O protóti...

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Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • Investigação de plataformas para desenvolvimento de aplicação móvel, BP.TT

    Investigação de plataformas para desenvolvimen...

    Neste projeto, solicita-se um bolsista para apoiar a escolha das tecnologias que darão suporte ao desenvolvimento do aplicativa. Serão realizadas provas de conceitos e experimentos. O bolsista irá trabalhar em conjunto com os pesquisadores, de modo a desenvolver seus conhecimentos científicos, além dos técnicos.O bolsista irá aprender a desenvolver para ambiente móvel. O bolsista irá v...

  • Indivíduos com alto risco para desenvolvimento de injúria renal aguda em contextos clínicos relevantes: estudo prospectivo sobre aspectos epidemiológicos, diagnósticos e prognósticos, BP.TT

    Indivíduos com alto risco para desenvolvimento...

    Injúria renal aguda (IRA) no paciente politraumatizado está associada a índices elevados de morbimortalidade e pode evoluir, precoce ou tardiamente, para doença renal crônica. Surpreendentemente existem poucos estudos prospectivos analisando esta associação. O presente estudo visa analisar a incidência e fatores de risco para IRA em pacientes politraumatizados (trauma moderado e grave)...

  • Sistema educacional online para o ensino híbrido, BP.TT

    Sistema educacional online para o ensino híbrido

    A necessidade da presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação não é mais novidade no momento atual. Há pouco tempo não era possível imaginar a dimensão das mudanças sociais consequentes do uso da internet e agora , devido a ela, temos a grande demanda do ensino e da aprendizagem de novas habilidades como desafio. Nas últimas décadas, muitos foram os...

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