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Pesquisa em Centros de Ciências do Estado de São Paulo

Apoio FAPESP em números
21Auxílios à pesquisa concluídos 
10Bolsas no país concluídas 
31 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 22/04/2017

A modalidade Pesquisa em Centros de Ciências do Estado de São Paulo é voltada ao desenvolvimento de projetos de pesquisa que propiciem a instalação ou o fortalecimento institucional de museus de ciências e centros de ciências. Os projetos têm a responsabilidade de um Pesquisador Principal, vinculado a instituições superiores de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo. A seleção é feita por meio de análise pelos pares.

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • Clima e meteorologia: exposição e metodologia de acompanhamento para avaliação da inserção no espaço escolar, AP.PP.VITAE

    Resumo

    O projeto propõe um programa expositivo sobre meteorologia, incluindo estação meteorológica didática, um globo para projeções esféricas e um programa de meteorologia (Meteorologista Cidadão) com participação da população e forte penetração nas escolas. Os dados acumulados pelo software do 'Meteorologista Cidadão' possibilitarão elaborar uma sistemática de avaliação do impacto e penetra...

  • Óptica e imagem: do visível ao não-visível, AP.PP.VITAE

    Resumo

    Este projeto tem como fito, reestruturar o espaço de óptica da Estação Ciência da Universidade de São Paulo, portanto, inserido na linha temática de aprimoramento ou expansão de espaços destinados à população de C&T, como centros e museus de Ciências. Pretende-se, com ele, situar o acervo em um contexto mais significativo, atribuindo-lhe uma maior abrangência no que diz respeito à pres...

  • Um dia na vida - cronobiologia, comunicação e recepção científica, AP.PP.VITAE

    Resumo

    Trata-se de proposta de pesquisa em Cronobiologia, Comunicação Museológica e Pesquisa de Recepção de Público. Para tanto, a proposta refere-se a um evento expositivo como motivador de ações comunicacionais sobre ritmicidade biológica. (AU)

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Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • Crianças pequenas no Museu de Microbiologia: como os microrganismos são "vistos" na exposição?, BP.IC

    Resumo

    A finalidade desta bolsa, que terá duração de 12 meses, é a de envolver o bolsista no processo de coleta, organização e análise de dados. Assim, em primeiro lugar, o bolsista participará, junto com as outras pesquisadoras, da implementação dos eixos temáticos estipulados a partir dos resultados obtidos na Fase I, auxiliando na elaboração dos aparatos expositivos e das atividades educat...

  • Avaliação dos aparatos interativos e das atividades educativas desenvolvidas para crianças no Museu de Microbiologia, BP.TT

    Resumo

    Primeiramente, o bolsista participará das reuniões para elaboração e desenvolvimento dos aparatos interativos e das atividades educativas com a equipe executora e também da implantação desses protótipos na exposição de longa duração do museu. Após essa implantação, o bolsista terá a responsabilidade de acompanhar algumas visitas com crianças de 4 a 6 anos na exposição, realizando regis...

  • Geofísica na escola, BP.IC

    Resumo

    Projeto de IC: GNE - Geofisica na Escola Dentro do projeto de Divulgação Científica baseado no Observatório Abrahão de Moraes, a parte de Geofísica abrangerá principalmente a área de Sismologia aproveitando o fato de que o OAM tem uma estação sismográfica permanente. A Sismologia será usada não apenas para tratar dos terremotos em si, mas também para mostrar a estrutura interna da Terr...

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