Busca avançada

Validação da Escala de Atitudes frente ao àlcool, ao alcoolismo e ao alcoolista entre profissionais da saúde.

Processo: 09/02882-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2009 - 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Divane de Vargas
Beneficiário:
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Álcool  Alcoolismo  Atitudes 

Resumo

Cada vez mais os profissionais da saúde tem se deparado com situações que envolvem o uso e abuso de substâncias psicoativas, independente do local onde atuem. No entanto, apesar desse aumento na demanda de pessoas com problemas relacionados ao álcool e ao alcoolismo nos serviços de saúde nem sempre os profissionais estão preparados para o enfrentamento da situação e por vezes percebe-se uma visão negativa do paciente, e de suas perspectivas evolutivas frente ao problema, o que impede uma atitude mais produtiva. Considerando que a realidade contemporânea coloca como um novo desafio para prática dos profissionais da saúde à assistência a indivíduos com problemas relacionados ao álcool e outras drogas e considerando que as atitudes e percepções do profissional influenciam na resposta ao tratamento tanto em desordens orgânicas quanto psíquicas torna-se necessário a realização de estudos sobre a temática, inclusive no que diz respeito a diponibilização de instrumentos confiáveis e capazes de detectar essas atitudes. Com esse objetivo em 2005 construiu-se a Escala de Atitudes frente ao Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista - EAFAAA, apesar de a EAFAAA ter se mostrado confiável em sua primeira análise psicométrica para avaliação das atitudes frente ao álcool, ao alcoolismo e ao alcoolista, mostrando um satisfatório índice de confiabilidade (precisão) para um instrumento ainda não refinado seu processo de construção ainda não está acabado, havendo a necessidade de se realizar outros estudos envolvendo a EAFAAA no sentido de aprimorar suas qualidades psicométricas. Pois, o trabalho até então desenvolvido pode ser caracterizado como uma exploração preliminar das propriedades psicométricas da mesma, além disso, seu uso limitou-se a uma amostra de estudantes de enfermagem. Frente a isso o objetivo desse estudo é realizar a validação de construto da Escala de Atitudes Frente ao Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista segundo parâmetros estatísticos para as medidas de variáveis psicossociais, numa amostra de profissionais da saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE VARGAS, DIVANE. Construct validation of the Scale of Attitudes toward Alcohol, Alcoholism and Individuals with Alcohol Use Disorders. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 41, n. 4, p. 106-111, 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.