Busca avançada
Ano de início
Entree

Pescadores & garoupas [Epinephelus marginatus]: ecologia, etnoecologia e segurança alimentar na costa brasileira

Processo: 14/16939-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alpina Begossi
Beneficiário:Alpina Begossi
Instituição-sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA). Reitoria. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesq. associados:Marcelo Cristianini ; Mariana Clauzet ; Milena Ramires de Souza ; Priscila Fabiana Macedo Lopes ; Regina Helena Geribello Priolli ; Renato Azevedo Matias Silvano ; Rodrigo Antunes Caires ; Walter Barrella
Assunto(s):Ecologia humana  Segurança alimentar  Pesca  Manejo da pesca  Pescadores  Epinephelus marginatus  Garoupa 

Resumo

Esse projeto visa dar continuidade e ampliar alguns objetivos de projetos anteriores [FAPESP 2009/11154-3 e FAPESP 2006/50435-0]. Há necessidade de um maior conhecimento sobre a reprodução da garoupa, Epinephelus marginatus, espécie em perigo de extinção pela lista vermelha da UICN (http://www.iucnredlist.org/) e de alta demanda comercial, cuja pesca provem de comunidades pesqueiras artesanais na costa do Brasil. Usaremos métodos de ecologia e de etnoecologia (ecologia de pescadores) para obter os dados necessários a partir de: questionários semi-estruturados e entrevistas, bem como e análise macroscópica das gônadas, dentre outros. Ampliaremos as informações obtidas sobre a garoupa com estudos de genética, com a colaboração da Dra. Priolli, de suas larvas, com a colaboração do Dr. Glamuzina e de seu manejo e baseline histórico, com a colaboração do Dr. Guidetti. Nossos colaboradores inter-institucionais e localizados em áreas de coleta de dados também serão de fundamental importância para a obtenção de dados que subsidiem o manejo de E. marginatus na costa brasileira. Cabe ressaltar a importância do manejo da garoupa à segurança alimentar dos habitantes da costa da Mata Atlântica, dada a sua condição de espécie vulnerável. Essa importância associa-se às demandas econômico-gastronômicas que estão relacionadas à sustentabilidade da garoupa e à segurança alimentar das populações da costa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Ausência de políticas de conservação de cardumes ameaça espécies de peixes 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEGOSSI, ALPINA; SALIVONCHYK, SVETLANA; LOPES, PRISCILA F. M.; SILVANO, RENATO A. M. Fishers' knowledge on the coast of Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 12, JUN 1 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.