Busca avançada

A influência do grupo de pares no beber excessivo de adolescentes

Processo: 08/02005-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Raul Aragão Martins
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília, SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes

Resumo

O uso de drogas é um tema que pela sua amplitude e impacto vem provocando debates e preocupações em toda a sociedade, debates estes ampliados após a apresentação na televisão de confrontos entre policiais e traficantes ou de algum drama familiar provocado por dependentes de drogas ilícitas, como o crack. Estudos indicam que o grupo de pares é um fator de risco para a experimentação, uso e abuso de drogas, uma vez que exerce pressão e influência no pensar e agir dos adolescentes. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo investigar os vínculos de amizade, as características sócio-demográficas e de consumo de substâncias psicoativas de estudantes do ensino médio que apresentam beber de risco e de seu grupo de amigos, bem como pesquisar as características do contexto social no qual estão inseridos estes estudantes. Serão utilizados dois instrumentos para a coleta dos dados. Os dados do primeiro instrumento levarão a formação de um grupo de adolescentes que fazem uso excessivo de bebidas alcoólicas, num segundo momento este grupo será entrevistado para a coleta de informações qualitativas sobre o seu grupo de pares e o contexto social no qual bebem. Os resultados encontrados poderão subsidiar o planejamento de programas de prevenção ao uso de drogas com adolescentes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IZABELLA ALVARENGA SILVA. O consumo de bebidas alcoólicas por estudantes do ensino médio e características do grupo de pares. 2010. 97 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.