Busca avançada

Estudos estruturais e funcionais da crotoxina de venenos crotálicos

Processo: 09/10905-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Mattos Fontes
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil
Assunto(s):Neurotoxicidade   Cristalografia de proteínas   Crotoxina   Venenos de serpentes   Mutagênese sítio-dirigida

Resumo

A crotoxina é uma fosfolipase A2 que é a principal responsável pelo pronunciado efeito neurotóxico do veneno das serpentes da espécie Crotalus durissus, popularmente conhecida como cascavéis, por conta de sua potente atividade de bloqueio da transmissão neuromuscular. A crotoxina é formada por duas subunidades, uma ácida, não tóxica e desprovida de ação enzimática; conhecida como crotoxina A (CA) ou crotapotina; e uma básica, tóxica com atividade enzimática; conhecida como crotoxina B (CB), alvo de estudo deste projeto. Este projeto de pesquisa propõe o estudo estrutural e funcional da crotoxina B através de técnicas de cristalografia de raios-X, espalhamento de raios-X a baixo ângulo (SAXS) e experimentos de mutação sítio dirigida com o objetivo de gerar relevantes informações a respeito do mecanismo de ação desta neurotoxina. Desta maneira, o aluno estará inserido em todas as etapas dos estudos estruturais de proteínas de veneno de serpentes, permitindo que o mesmo tenha uma formação completa na área. Além disso, o projeto também propõe a inserção do aluno em estudos funcionais destas proteínas através de experimentos de mutação sítio dirigida com posterior validação por experimentos in vitro. Em seu mestrado, o aluno foi bolsista da FAPESP (proc. n° 07/51417-8) atuando na mesma linha de pesquisa e com ótimo desempenho científico-acadêmico, redigindo três artigos publicados em periódicos internacionais, além de mais dois atualmente em preparação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARLOS ALEXANDRE HENRIQUE FERNANDES. Estudos estruturais com fosfolipases A2 isoladas de venenos de serpentes dos gêneros Bothrops e Crotalus. 2013. 164 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu) Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.