Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstrução paleoclimática do Holoceno através de aplicação das razões isotópicas de oxigênio e carbono em espeleotemas da Bahia e São Paulo

Processo: 09/12887-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ivo Karmann
Beneficiário:Valdir Felipe Novello
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Datação   Paleoclimatologia   Cavernas   Holoceno   Isótopos   Espeleotemas

Resumo

O presente plano de pesquisa tem como objetivo investigar mudanças paleoclimáticas ocorridas nos últimos 5500 anos, durante o Holoceno, nos estados da Bahia e São Paulo. O estudo será baseado nos registros de alta resolução das variações das razões isotópicas de oxigênio e carbono de espeleotemas, precisamente datadas pelo método U/Th, assim como pela análise microestratigráfica de seções delgadas das estalagmites cortadas ao longo do seu eixo de crescimento, buscando a identificação de periodicidades nas variações isotópicas e estruturais com a utilização de elementos estatísticos de séries temporais.Esses registros podem contribuir de forma inédita para o entendimento do clima e dos processos do solo sobre as cavernas durante o Holoceno, de forma a identificar a real contribuição dos processos naturais de variação climática. Pretende-se identificar através de registros com resolução subdecadal a anual a importância de fenômenos climáticos com origem nos oceanos Atlântico e Pacífico para a variação de pluviosdade no passado no Brasil, já bem difundidas na climatolgia moderna. Dentre os fenônemes climáticos a serem investigados destacam-se o El Niño-Oscilação Sul (ENOS), Oscilação do Atlântico Norte (OAN) e e Oscilação Multidacadal do Pacífico (ODP). Além dessas oscilações serão também investigada a influência de anomalias climáticas como o Aquecimento Medieval e A Pequena Era do Gelo nas variações de chuvas no Brasil.Para isso o projeto já conta com amostras bem datadas pelo método U/Th e com perfis isotópicos de alta resolução de espeleotemas da Bahia e São Paulo. A presente proposta insere-se nas atividades de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Dinâmica se Sistemas Cársticos (Grupo de Pesquisa CNPq), com apoio da FAPESP, CNPq e cooperações internacionais com grupos de pesquisas nos Estados Unidos e Europa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALDIR FELIPE NOVELLO. Reconstituição paleoclimática do holoceno recente com base em estalagmites da região central do Estado da Bahia. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.