Busca avançada

Estudos funcionais da rgs-CaM, uma calmodulina supressora de silenciamento por RNA

Processo: 10/03001-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Ivan de Godoy Maia
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil
Assunto(s):Genética vegetal

Resumo

O silenciamento por RNA é um mecanismo conservado de resposta a moléculas de RNA dupla fita (dsRNA) presente em todos eucariontes, que desempenha papéis fundamentais na regulação da expressão gênica, na resistência a vírus e no controle da transposição de elementos móveis. Sabe-se que proteínas de diferentes origens, viral ou endógena, são capazes de suprimir o silenciamento por RNA, mas o mecanismo de ação da maioria delas não é totalmente compreendido. Um desses supressores endógenos é uma proteína do tipo calmodulina denominada rgs-CaM (regulator of gene silencing CaM) que foi identificada em plantas de tabaco. Calmodulinas são proteínas que desempenham papéis importantes na sinalização de cálcio em células eucarióticas e regulam a atividade de inúmeras proteínas com diversas funções celulares. Até hoje, entretanto, muito pouco se sabe sobre as propriedades regulatórias da proteína rgs-CaM. Pensando nisso, o presente projeto tem como objetivo caracterizar funcionalmente a proteína rgs-CaM de tabaco. Para tal, diferentes abordagens serão utilizadas: estudo de interação com a proteína viral HC-Pro, localização subcelular desta interação, identificação de proteínas endógenas que interagem com a rgs-CaM, e análise funcional de plantas silenciadas para o gene que codifica a rgs-CaM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAKIYAMA, RODRIGO K.; FERNANDES, CARLOS A. H.; DREYER, THIAGO R.; MODA, BRUNO S.; MATIOLI, FABIO F.; FONTES, MARCOS R. M.; MAIA, IVAN G. Structural and thermodynamic studies of the tobacco calmodulin-like rgs-CaM protein. International Journal of Biological Macromolecules, v. 92, p. 1288-1297, NOV 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGO KAZUO MAKIYAMA. Estudos funcionais da rgs-CaM, uma calmodulina envolvida na supressão de silenciamento por RNA. 2014. 103 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.