Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e atividade fotodinâmica de novos fotossensibilizadores derivados de produtos naturais porfirinóides

Processo: 11/19720-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 22 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Pesquisador responsável:Cristina Kurachi
Beneficiário:Marciana Peirina Uliana
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Fármacos fotossensibilizantes   Espécies de oxigênio reativas   Terapia fotodinâmica   Biofotônica   Neoplasias

Resumo

A terapia fotodinâmica vem sendo empregada para o controle microbiano e o tratamento local de tumores com resultados bastante favoráveis. Limitações são encontradas em ambas as aplicações e uma das estratégias é o desenvolvimento de novos fotossensibilizadores mais adequados e eficientes para cada aplicação. O principal objetivo do presente estudo é a síntese, caracterização e avaliação da eficiência de novos fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica. O trabalho será resultado da parceria firmada entre o Departamento de Química da UFSCar e o Instituto de Física de São Carlos no desenvolvimento do estudo multidisciplinar. Experimentos de culturas celulares microbianas e de mamíferos serão realizados utilizando-se os novos fotossensibilizadores sintetizados (derivados do tipo clorina e bacterioclorinas). A avaliação da eficiência fotodinâmica será baseada na produção de espécies reativas e na ação em sistemas biológicos. O presente estudo tem o potencial de aperfeiçoar o entendimento da influência da estrutura química na ação biológica e a indicação do tipo de fotossensibilizador mais adequado para os tipos celulares a serem investigados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ULIANA, MARCIANA P.; PIRES, LAYLA; PRATAVIEIRA, SEBASTIAO; BROCKSOM, TIMOTHY J.; DE OLIVEIRA, KLEBER T.; BAGNATO, VANDERLEI S.; KURACHI, CRISTINA. Photobiological characteristics of chlorophyll a derivatives as microbial PDT agents. PHOTOCHEMICAL & PHOTOBIOLOGICAL SCIENCES, v. 13, n. 8, p. 1137-1145, 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.