Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das proteínas µ-calpaína, m-calpaína e calpastatina e sua relação com as características de qualidade de carne em animais da raça Nelore (Bos indicus) selecionados para a produção

Processo: 11/14850-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Welder Angelo Baldassini
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/16118-5 - Ferramentas genômicas no melhoramento genético de características de importância econômica direta em bovinos da raça Nelore, AP.TEM
Assunto(s):Qualidade da carne   Bovinos de corte   Proteômica

Resumo

O presente projeto objetiva aprofundar os estudos das características estruturais e funcionais das proteínas calpaínas e calpastatina em animais da raça Nelore (Bos indicus), oriundos de rebanho selecionado para a produção, e sua relação com as características de qualidade de carne, mais especificamente a maciez.O sistema proteolítico cálcio-dependente denominado de calpaína-calpastatina é considerado como fator limitante na síntese e degradação de proteínas miofibrilares (turnover protéico). Assim, conhecimentos sobre tal sistema enzimático permitem a manipulação do mesmo, o que pode resultar em mudanças no crescimento e taxa de degradação das proteínas miofibrilares. Para a análise experimental serão utilizados cerca de 2000 animais da raça Nelore (Bos indicus), terminados em confinamento com idade inferior a dois anos, todos com informações de desempenho e genealogia disponíveis. Do universo de 2000 animais abatidos, para o presente ensaio serão utilizados 40 animais da raça Nelore divididos em dois tratamentos experimentais: (1) animais com os maiores valores de força de cisalhamento encontrados (n=20) e (2) animais com os menores valores de força de cisalhamento encontrados (n=20), de forma a obtermos dois grupos bastante contrastantes quanto à característica de maciez da carne. Do total de amostras coletadas, uma será utilizada para a realização do ensaio de força de cisalhamento (FC), outras para área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS) e índice de marmorização (IM). As demais amostras serão utilizadas para análises de lipídeos totais, coloração instrumental da carne e índice de fragmentação miofibrilar (MFI). A proteômica será usada para visualizar as diferenças de expressões dessas proteínas em relação às condições ambientais e de processamento. Serão realizadas separações eletroforéticas em géis bidimensionais (2D) utilizando um sistema para eletroforese 2D PAGE. O mapeamento do cálcio nos spots de proteínas será feito na linha de fluorescência de raios-X com radiação síncrotron (SR-XRF). Os spots de proteínas serão caracterizados por MALDI-TOF MS (espectrometria de massas por tempo de vôo acoplada à ionização dessortiva de matriz assistida por laser). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDASSINI, W. A.; CHARDULO, L. A. L.; SILVA, J. A. V.; MALHEIROS, J. M.; DIAS, V. A. D.; ESPIGOLAN, R.; BALDI, F. S.; ALBUQUERQUE, L. G.; FERNANDES, T. T.; PADILHA, P. M. Meat quality traits of Nellore bulls according to different degrees of backfat thickness: a multivariate approach. ANIMAL PRODUCTION SCIENCE, v. 57, n. 2, p. 363-370, 2017. Citações Web of Science: 1.
BALDASSINI, WELDER ANGELO; BRAGA, CAMILA PEREIRA; LOYOLA CHARDULO, LUIS ARTUR; II VASCONCELOS SILVA, JOSINEUDSON AUGUSTO; MALHEIROS, JESSICA MORAES; DE ALBUQUERQUE, LUCIA GALVAO; FERNANDES, TALITA TANAKA; PADILHA, PEDRO DE MAGALHAES. Bioanalytical methods for the metalloproteomics study of bovine longissimus thoracis muscle tissue with different grades of meat tenderness in the Nellore breed (Bos indicus). Food Chemistry, v. 169, p. 65-72, FEB 15 2015. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WELDER ANGELO BALDASSINI. Abordagem bioanalítica e físico-química da qualidade de carne em bovinos Nelore (Bos indicus) selecionados para produção. 2013. 58 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.