Busca avançada

O fenômeno de "esquenta" entre jovens: características e fatores associados ao beber pré-balada

Processo: 12/03832-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
Beneficiário:
Instituição-sede : Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Álcool   Jovens

Resumo

O álcool é a droga lícita mais consumida em praticamente todas as regiões do mundo, e tem sido reconhecido com um importante problema de saúde pública, uma vez que não afeta somente quem bebe, mas toda sociedade. O abuso do álcool pode ocasionar diversos problemas à saúde, como transtornos de comportamentos, violência, suicídio, acidentes de trânsito, doenças sexualmente transmissíveis e dependência química. O "binge drinking" ou "episódio de beber pesado" é o consumo de uma grande quantidade de álcool, caracterizado pelo consumo de no mínimo quatro doses de álcool em uma única ocasião para mulheres e cinco doses para homens. Esse tipo de comportamento é encontrado mais comumente entre os jovens e vem sendo praticado nas madrugadas de finais de semana, inclusive antes de irem para as baladas, fenômeno conhecido como "esquenta". Durante os "esquentas" pré-balada ocorre o abuso do álcool e também de outras drogas, o que aumenta o risco de acidentes, violência e comportamentos de risco. Partindo daí, há uma necessidade de compreensão dessa problemática relacionada ao consumo de álcool entre adolescentes, e esse presente estudo tem como principal objetivo identificar e avaliar os principais padrões de consumo de álcool e outras drogas durante os "esquentas" pré-balada. Para atingir esses objetivos, optou-se em fazer um estudo epidemiológico, através da técnica de inquérito de portal nas "baladas" com medida estimada de concentração alcoólica no sangue e aplicação de questionários sobre consumo de drogas e outros comportamentos de risco. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Consumo excessivo de álcool na balada expõe homens e mulheres a riscos diferentes 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MARIANA G. R.; PAES, ANGELA T.; SANUDO, ADRIANA; ANDREONI, SOLANGE; SANCHEZ, ZILA M. Gender Differences in Predrinking Behavior Among Nightclubs' Patrons. ALCOHOLISM-CLINICAL AND EXPERIMENTAL RESEARCH, v. 39, n. 7, p. 1243-1252, JUL 2015. Citações Web of Science: 1.
SANTOS, MARIANA G. R.; PAES, ANGELA T.; SANUDO, ADRIANA; SANCHEZ, ZILA M. Factors Associated with Pre-drinking Among Nightclub Patrons in the City of Sao Paulo. ALCOHOL AND ALCOHOLISM, v. 50, n. 1, p. 95-102, JAN-FEB 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.