Busca avançada

Gândavo e a História da Prouincia Sãcta Cruz a que Vulgarmete Chamamos Brasil: estudo do léxico e das marcas de autoria

Processo: 13/01943-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Manoel Mourivaldo Santiago Almeida
Beneficiário:
Instituição-sede : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Filologia   Léxico

Resumo

A "Historia da prouincia Sãcta Cruz a que vulgarmete chamamos Brasil", do português Pero de Magalhães de Gândavo, é considerada a primeira história sobre o Brasil, classificada pela historiografia literária como Literatura de Informação. Assim, seu estudo justifica-se dada a importância que representou na produção escrita do período colonial. Seu autor dedicara cerca de dez anos de trabalho à produção da obra, sendo impressa em 1576, em Lisboa. Durante o processo de elaboração, passou por três diferentes versões, até que fosse entregue para impressão. A proposta, então, será a de reunir as quatro versões (três manuscritas e a edição príncipe) e realizar um cotejo lexical juntamente à investigação de marcas de autoria de Gândavo. Como procedimento metodológico para o referido cotejo, utilizaremos o programa de estatística textual Léxico 3. Para realizarmos o estudo das marcas de autoria, nos auxiliaremos de conceitos da Análise de Discurso de orientação francesa, caracterizando nossa pesquisa como multidisciplinar. Acreditamos que ao investigar marcas de autoria deixadas nas quatro versões da obra, poderemos estabelecer uma importante relação entre a Filologia e Análise de discurso, mobilizando a descrição do léxico e a interpretação da cena enunciativa. Como a autoria apresenta uma regularidade enunciativa, o discurso, junto à análise das cenografias mobilizadas, poderá nos ajudar a compreender marcas autorais. Esta pesquisa está inserida no Projeto de História do Português Paulista (PHPP - Projeto Caipira), Projeto Temático/FAPESP, processo 2011/51787-5. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REJANE CENTURION GAMBARRA E GOMES. Gândavo e a Historia da Prouincia Sãcta Cruz a que vulgarmete chamamos Brasil: estudo do léxico e das marcas de autoria. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.