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Propaganda de bebidas alcoólicas e relação com público adolescente: refinamento da metodologia de avaliação do cumprimento das regras da autorregulamentação

Processo: 13/25680-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 11 de setembro de 2014
Vigência (Término): 12 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ilana Pinsky Streinger
Beneficiário:
Supervisor no Exterior: Thomas F. Babor
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Connecticut (UCONN), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/16200-0 - As propagandas de bebidas alcoólicas associadas com esportes e a relação com o público jovem, BP.PD
Assunto(s):Adolescentes

Resumo

A literatura internacional aponta que a publicidade de álcool está associado ao aumento do consumo de álcool pela população em geral, especialmente entre crianças e adolescentes. As pesquisas mostram que a publicidade de álcool também é direcionado a um público jovem, sugerindo a influência na decisão de consumir álcool. Além disso as crianças e adolescentes expostos a mais publicidade de bebidas alcoólicas antecipam o início do consumo de álcool, assim como o consumo de álcool em maiores quantidades. Identificar e valorizar o jovem em relação ao conteúdo da publicidade de álcool são fatores importantes nesta direção. As propagandas que os adolescentes gostam e se identificam são aquelas que abordam humor, erotismo e camaradagem, geralmente relacionada a eventos esportivos, como jogos de futebol . Para evitar este tipo de influência , existem regulamentos no Brasil para que a publicidade de bebidas alcoólicas fique sujeita a promover o produto de uma forma socialmente responsável. São dois sistemas de controle: legal e autorregulação. Estudos realizados até o momento, inclusive no Brasil, mostram que o controle das propagandas de bebidas alcoólicas não funciona porque as regras da autoregulamentação são sistematicamente violados . O objetivo principal deste projeto é a investigação sobre a publicidade de bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros, dando continuidade à linha de pesquisa aberta pela FAPESP : 03/06250-7 e 04/13564-0 . Especificamente, o autor tem a intenção de aperfeiçoar a metodologia empregada no estudo, bem como melhorar as análises estatísticas. Os dados serão coletados no Brasil antes do início do treinamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Publicidade de cerveja viola normas de proteção a crianças e adolescentes, diz estudo