Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia de fluorescência resolvida no tempo para estudos in vivo

Processo: 13/26205-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Cristina Kurachi
Beneficiário:Camila de Paula D Almeida
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Óptica   Biofotônica   Fluorescência

Resumo

A análise do tempo de vida da fluorescência em tecidos biológicos vem sendo apresentada como uma técnica com grande potencial para a caracterização tecidual com finalidade diagnóstica. Os fluoróforos de maior enfoque são o NADH (nicotinamida dinucleotídeo) e o FAD (flavina adenina dinucleotídeo), biomoléculas envolvidas na respiração celular e que, quando monitoradas, fornecem informação sobre o metabolismo da célula. Serão também estudadas outras moléculas, tais como fotossensibilizadores utilizados em Terapia Fotodinamica. Uma das principais vantagens das técnicas ópticas de fluorescência para o diagnóstico é a possibilidade de avaliação do tecido in situ, sem a necessidade de remoção e processamento da amostra biológica. Por isso a fluorescência óptica é um dos métodos mais convenientes para aplicação clínica. A informação com resolução temporal pode representar um importante dado adicional às técnicas de fluorescência já implantadas em nosso grupo de pesquisa. O objetivo principal deste projeto é a introdução da técnica de tempo de vida média de fluorescência para o monitoramento das respostas teciduais após diferentes tipos de tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, CAROLINA DE PAULA; D'ALMEIDA, CAMILA DE PAULA; NOGUEIRA, MARCELO SAITO; MORIYAMA, LILIAN TAN; PRATAVIEIRA, SEBASTIAO; KURACHI, CRISTINA. Fluorescence spectroscopy in the visible range for the assessment of UVB radiation effects in hairless mice skin. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 20, p. 21-27, DEC 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.