Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: paleobotânica e palinologia da Bacia Amazônica

Processo: 14/05582-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Convênio/Acordo: NSF - Dimensions of Biodiversity e BIOTA
Pesquisador responsável:Francisco William da Cruz Junior
Beneficiário:Andrea Kern
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50260-6 - Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa, AP.BTA.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/18314-7 - Reconstituição das mudanças de vegetação nos últimos ciclos glaciais-interglaciais com base em registros polínicos de testemunhos marinhos na da costa oeste equatorial do Oceano Atlântico, BE.EP.PD
Assunto(s):Cenozoico   Palinologia   Paleontologia   Paleobotânica

Resumo

Os objetivos da bolsa planejadas incluem a análise de: 1) relação entre ambientes de sedimentação, vegetação, e mudanças paleoecológicas documentadas em depósitos Quaternário e do Neógeno da Bacia dos Solimões e do Amazonas e da Plataforma Bragantina da Amazônia brasileira; 2) Entender a influência da orogenia dos Andes através da análise da abundância relativa de palinomorfos de floresta montana andina em depósitos sedimentares da Abica do Amazonas; 3) Aumentar o conhecimento da evolução, diversificação, e dispersão da floresta amazônica; 4) Verificar as adaptações da vegetação do Quaternário e Neógeno utilizando dados de palinomorfos e indicadores paleoclimáticos e 5) Avaliação dos sinais paleoclimáticos da influência das mudanças nível do mar no desenvolvimento e evolução da Amazônia continental e ambientes transicionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KERN, ANDREA K.; KOVAR-EDER, JOHANNA; STACHURA-SUCHOPLES, KATARZYNA; WANG, WEI-MING; WANG, PUJUN. Radiometric dating re-evaluating the paleoenvironment and paleoclimate around the Plio-Pleistocene boundary in NE China (Changbai Mountains). REVIEW OF PALAEOBOTANY AND PALYNOLOGY, v. 224, n. 2, p. 134-145, JAN 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.