Busca avançada

Análise funcional do complexo RPA em Trypanosoma cruzi e seu envolvimento com DNA telomérico

Processo: 14/02978-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07467-1 - CeTICS - Centro de Toxinas, Imuno-Resposta e Sinalização Celular, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):16/24255-6 - Definindo modificações pós-traducionais e interatores da proteína Replication Protein A (RPA) de tripanossomatídeos frente ao dano no DNA., BE.EP.DR
Assunto(s):Doença de Chagas   Trypanosoma cruzi   Telômero

Resumo

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, afligindo diversas regiões do mundo, com foco principal na América Latina. Apesar dos avanços, aproximadamente oito milhões de pessoas estão infectadas com essa enfermidade. O estudo da biologia molecular desse parasita poderá facilitar o descobrimento de novas terapias, bem como auxiliar na compreensão da evolução molecular dos organismos eucariontes. O complexo telomérico, responsável pela integridade e estabilidade genômica, é formado pela interação de DNA com proteínas, que são responsáveis pela manutenção e proteção desses terminais. O complexo RPA de eucariotos compreende um heterotrímero, que cumpre diversas funções vitais para a célula, sendo uma peça fundamental na replicação, reparo, recombinação e inclusive manutenção telomérica. Em mamíferos e leveduras, o complexo RPA está envolvido principalmente com a replicação e reparo nos telômeros. Estudos realizados pelo nosso grupo mostraram que a proteína RPA-1 de T. cruzi interage com os telômeros in vivo, em formas replicativas e não replicativas e mostraram que, diferentemente de outros organismos, esta proteína possui afinidade pela fita rica em G telomérica. Além disso, a análise estrutural da proteína RPA-1 de tripanossomatídeos evidencia diferenças significativas em relação à RPA-1 de eucariotos superiores, como a ausência do domínio 70N que interage com proteínas da maquinaria de reparo. Em Leishmania amazonenis, apenas a subunidade RPA-1 foi encontrada interagindo com os telômeros. A ausência de homólogos de proteínas que interagem com o overhang telomérico em tripanosomas, a interação específica RPA-1-telômero e as peculiaridades estruturais da RPA, levam-nos a hipotetizar que essa proteína cumpre um papel distinto daquele descrito para eucariotos, podendo estar envolvida com a proteção dos telômeros. Este projeto visa compreender a função da RPA-1 nos telômeros através de experimentos de RNAi para silenciamento de RPA-1 e através de ensaio de complementação em leveduras. Visa também iniciar estudos com a proteína RPA-2 para checar a ocorrência de trimerização do complexo RPA no telomero, bem como procurar novas proteínas interatoras deste complexo por ensaios de imunoprecipitação, seguidos de análise por espectrometria de massas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, MARCELO SANTOS; SEGATTO, MARCELA; PAVANI, RAPHAEL SOUZA; GUTIERREZ-RODRIGUES, FERNANDA; BISPO, VANDERSON DA SILVA; GENNARI DE MEDEIROS, MARISA HELENA; CALADO, RODRIGO TOCANTINS; ELIAS, MARIA CAROLINA; NOGUEIRA CANO, MARIA ISABEL. Consequences of acute oxidative stress in Leishmania amazonensis: From telomere shortening to the selection of the fittest parasites. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR CELL RESEARCH, v. 1864, n. 1, p. 138-150, JAN 2017. Citações Web of Science: 0.
PAVANI, RAPHAEL SOUZA; DA SILVA, MARCELO SANTOS; HENRIQUE FERNANDES, CARLOS ALEXANDRE; MORINI, FLAVIA SOUZA; ARAUJO, CHRISTIANE BEZERRA; DE MATTOS FONTES, MARCOS ROBERTO; SANT'ANNA, OSVALDO AUGUSTO; MACHADO, CARLOS RENATO; CANO, MARIA ISABEL; FRAGOSO, STENIO PERDIGAO; ELIAS, MARIA CAROLINA. Replication Protein A Presents Canonical Functions and Is Also Involved in the Differentiation Capacity of Trypanosoma cruzi. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 10, n. 12 DEC 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.