Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição de dose limiar e suas causas e consequências em terapia fotodinâmica

Processo: 15/06579-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Vanderlei Salvador Bagnato
Beneficiário:Clara Maria Gonçalves de Faria
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Terapia fotodinâmica   Variabilidade de resposta

Resumo

São muitos os grupos de pesquisa na área de terapia fotodinâmica (TFD). No entanto, alguns desafios ainda não foram superados, como a variabilidade dos resultados. Este projeto tem por objetivo o avanço do estado da arte da técnica, por meio da investigação das causas dessa variabilidade. Será utilizado um modelo de distribuição de limiar de dose para avaliar a resistência celular à TFD. A partir de comparações quantitativas das curvas de distribuição, obtidas em diferentes condições de tratamento, será investigada a relação entre parâmetros da TFD e resistência celular. As condições incluem diferentes concentrações de fotossensibilizador (Photogem e Clorina e6), tempo de incubação, e doses de luz em culturas de células e microrganismos. Após as aplicações de TFD, a viabilidade celular será analisada por MTT e análise de fluorescência. O Grupo de Óptica desenvolve pesquisas na área desde 1999, e é referência em terapia fotodinâmica. Não somente no âmbito de pesquisa, mas também em aplicações: desenvolve os maiores projetos clínicos do Brasil, os convênios de Câncer de Pele e de Colo de Útero. A estrutura física do grupo oferece laboratórios de alta tecnologia para cultivo de células, microrganismos e testes in vivo com animais. Existem diversos equipamentos disponíveis para análise, como Microscópios Confocais e Espectrômetros (FTIR e UV-VIS). Portanto, acreditamos que o projeto expandirá o entendimento dos mecanismos da TFD, o que permite o avanço dessa técnica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES DE FARIA, CLARA MARIA; INADA, NATALIA MAYUMI; KURACHI, CRISTINA; BAGNATO, VANDERLEI SALVADOR. Determination of the threshold dose distribution in photodynamic action from in vitro experiments. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 162, p. 168-175, SEP 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CLARA MARIA GONÇALVES DE FARIA. Distribuições de limiar de dose e suas causas e consequências em Terapia Fotodinâmica. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.