Busca avançada

As formas de participacao dos estudantes das series iniciais do ensino fundamental da emeb dalila galli e suas implicacoes no projeto comunidades de aprendizagem.

Processo: 08/51470-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Cecília Luiz
Beneficiário:
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil

Resumo

Esta pesquisa faz parte do projeto Fapesp processo no 07/52610-6, e corresponde ao eixo de gestão escolar, com objetivo de identificar as formas de participação (conselho de escola, comissão gestora e comissões mistas) dos estudantes, nas tomadas de decisões da Escola Municipal Educação Básica (EMEB) Dalila Galli, no município de São Carlos/SP que é Comunidades de Aprendizagem (CA). A proposta decorre de trabalhos anteriores realizados pela parceria entre o Niase/Ufscar e CREA/UAB-Barcelona, que revelaram a necessidade de um melhor conhecimento sobre o processo de implantação e desenvolvimento do projeto CA em escolas de periferia urbana, para um aprimoramento que propicie o ganho pretendido na aprendizagem das crianças, com a participação da comunidade de entorno. Este estudo utiliza-se do referencial teórico do CA com base na aprendizagem dialógica e na metodologia comunicativa crítica. Além disso, elucidará reflexões sobre a questão da gestão democrática, com vistas a construir com os sujeitos da pesquisa conhecimentos e ações que contribuam para a transformação da realidade em que vivem e para a humanização das pessoas que a compõem. Será aplicado um questionário aos estudantes de 5 turmas (de 1º ano a 4ª série - 6 a 10 anos) da EMEB, e seus resultados nos permitirão compreender, através do olhar destes estudantes, quais seriam os possíveis obstáculos que dificultam essa participação e alguns pressupostos para sua melhora (em uma escola CA). Os dados serão lançados em um sistema de informação que permitirá uma análise cruzada entre as variáveis desta e de outras frentes de trabalho do referido projeto. Todas as categorias de análise serão criadas conforme a percepção de vários olhares e discussões que melhor expressem a realidade em estudo. (AU)