Busca avançada

Propriedade Intelectual

Pedidos de patente depositados: 1237 desde 1990

A propriedade intelectual é um importante mecanismo para a geração de riqueza na sociedade. É ela que garante o período de exclusividade para que seu titular, quem investiu conhecimento e recursos para sua concepção, explore-a, obtenha o retorno de seu investimento ao atender a demandas da sociedade.

A garantia de propriedade intelectual é o primeiro passo para assegurar que o investimento em pesquisa se transforme em novos produtos e processos. O passo seguinte - e o mais difícil - é a identificação de um parceiro disposto a continuar com os investimentos necessários para que a propriedade intelectual chegue à sociedade e gere retorno financeiro para seu titular. Esse é um desafio não só no Brasil, mas, em todo o mundo.

A base de propriedade intelectual da FAPESP apresenta aquelas patentes e programas de computador que tenham sido apoiados pela FAPESP para sua concepção e proteção. A base contém propriedade intelectual – depositada, concedida e extinta - resultante de projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP e aquela propriedade intelectual em que a FAPESP contribuiu para a proteção através do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual. Apenas propriedade intelectual já publicada está disponível para consulta.

Desde maio de 2.000, com a criação do NUPLITEC – Núcleo de Patenteamento e Licenciamento de Tecnologia e através do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI), a FAPESP apoia a proteção da propriedade intelectual.

Com o advento da Lei de Inovação e a criação do Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) a partir de 2004, a FAPESP fortaleceu a interação e apoio às universidades e institutos de pesquisas e seus pesquisadores, estimulando que os NITs apoiassem os pesquisadores no processo de proteção e exploração da propriedade intelectual.

Interessados em alguma propriedade intelectual da base de dados podem entrar em contato diretamente com o pesquisador em “Fale com o pesquisador” ou com o Núcleo de Inovação Tecnológica das instituições.

Pesquisadores que tenham propriedade intelectual depositada e que ainda não conste na base, podem entrar em contato através do e-mail nuplitec@fapesp.br para inclusão.

Empresas que tenham interesse em desenvolver projetos de pesquisa para o aperfeiçoamento visando a exploração de alguma propriedade intelectual apoiada pela FAPESP, entrem em contato através do e-mail nuplitec@fapesp.br