Busca avançada

Ataliba Teixeira de Castilho

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Formação científica: Licenciado em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1959, Especialização em 1960, doutor em Linguística em 1966, livre-docente em Filologia e Linguística Portuguesa em 1993, pela mesma universidade. Atividades profissionais: Professor Titular da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (1961-1975), então CESESP. Visiting professor da Universidade do Texas em Austin (1970). Professor Titular do Dep. de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (1975-1991), cargo em que se aposentou em 1991. Professor Titular de Filologia e Língua Portuguesa na FFLCH da Universidade de São Paulo (1996 a 2006). Professor emérito da FFLCH/USP em 2013. Atualmente é professor colaborador voluntário na Universidade Estadual de Campinas. Atividades de pesquisa: coordenou os seguintes projetos coletivos de pesquisa: Projeto NURC/SP (1970-1988), Projeto de Gramática do Português Falado (1988-2011), Projeto para a História do Português Brasileiro, equipe de São Paulo, de 1995 a 2011, quando foi substituído a seu pedido. Editor geral da obra coletiva História do Português Brasileiro, 10 volumes, em andamento. Areas de pesquisa: Linguística do Português, com ênfase nas seguintes sub-áreas: descrição da língua falada, sintaxe funcionalista do português brasileiro, história do português brasileiro, análise multissistêmica do português brasileiro. Vida associativa: Sócio honorário da Associação de Linguística e Filologia e América Latina e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Membro do corpo editorial das seguintes revistas: Alfa (Revista de Linguística da UNESP), Linguística (revista da Associação de Linguística e Filologia da América Latina), Revista do GEL, Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp), Filologia e Linguística Portuguesa (USP), Biblos (Coimbra), Editora da Universidade de Londrina. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Apoio FAPESP em números* *Quantidades atualizadas em 18/11/2017
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador
Seu nome:

Sua mensagem:
CAPTCHA:
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

A riqueza da língua falada

Publicado em 31 de outubro de 2017 - Pesquisa Fapesp. O linguista Ataliba Teixeira de Castilho, da Unicamp, fala sobre as transformações do português falado no Brasil.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: