Busca avançada
Ano de início
Entree

Esther Império Hamburger

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Esther Hamburger é Professora Titular de História do Cinema e do Audiovisual e de Projeto do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Antropologia pela Universidade de Chicago, com a tese "Politics and Intimacy in Brazilian Telenovelas", publicada em português como " O Brasil Antenado, a sociedade da novela". Foi Visiting Scholar no Center for Latin American Studies da University de Harvard, Visiting Professor no Center for Latin American Studies da Universidade de Michigan e fez pós doutoramento na Universidade do Texas, Austin. Fez graduação e mestrado em sociologia na FFLCH da USP. Foi também pesquisadora do CEBRAP. Publica regularmente capítulos em coletâneas brasileiras e estrangeiras, artigos em revistas especializadas, e jornais da imprensa diária. Foi Chefe do Departamento de Cinema Radio e TV da ECA e diretora do CINUSP Paulo Emílio. Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Atua na confluência da Crítica e dos Estudos de Cinema e Televisão, Antropologia e Jornalismo na abordagem de temas como: indústria cultural, história do audiovisual, desigualdades sociais, relações de gênero na televisão, no cinema e nas mídias digitais. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Apoio FAPESP em números* *Quantidades atualizadas em 14/07/2018
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Entre documentário e ficção: o cinema de Arne Sucksdorff

Publicado em 16 de maio de 2018 - Agência FAPESP. O premiado cineasta sueco Arne Sucksdorff é objeto de estudo da pesquisadora Esther Hamburger (ECA-USP). Em 1965, ele dirigiu no Brasil o filme “Fábula”, considerado seu melhor trabalho. Entre documentário e ficção, o longa é um retrato sem estereótipos do cotidiano de uma favela carioca. Na entrevista em vídeo, que inclui trechos do filme, Hamburger fala sobre a importância de Sucksdorff para o Cinema Novo e sua forte relação com o Brasil. O sueco casou-se com uma brasileira e viveu alguns anos no Pantanal mato-grossense.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: