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Investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de interação baseada no olhar

Processo: 11/00267-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Carlos Hitoshi Morimoto
Beneficiário:Carlos Hitoshi Morimoto
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/11240-2 - Investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de interação baseada no olhar, BP.TT
12/07162-3 - Investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de interação baseada no olhar, BP.TT
Assunto(s):Rastreamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Entrada de texto por meio do olhar | Interação baseada no olhar | Interação Humano Computador

Resumo

Interfaces baseadas no olhar utilizam rastreadores de olhar (Eye Gaze Trackers) como dispositivo de entrada. Tais dispositivos informam ao computador a posição sobre o monitor observada pelo usuário a cada instante. Ao associar o cursor à posição do olhar, o apontamento de objetos da interface pode ser feito de forma bastante natural, porém a seleção dos objetos ("clicar'' com o olhar) continua um problema que ainda não foi resolvido satisfatoriamente. Dentre os métodos sugeridos podemos citar o piscar do olho, gestos do olhar e tempo de latência (ou dwell time). Essa última alternativa, talvez devido a sua simplicidade, é a mais utilizada até o momento. A ideia é que o usuário precisa manter o olhar fixo sobre um objeto (por um período de latência), para selecioná-lo. Apesar de simples, utilizando um tempo de latência muito curto temos o problema conhecido como "toque de Midas'', onde todo o objeto observado pelo usuário é ativado. Caso o tempo seja longo, a interação se torna lenta. Este projeto propõe a investigação da alternância entre contextos como novo paradigma de ativação em interfaces baseadas no olhar. Tal paradigma, proposto recentemente por nosso grupo, oferece maior conforto (pois elimina o problema do toque de Midas) e velocidade (pois associa a seleção a um movimento rápido do olhar). Como resultado dessa pesquisa, serão criados aplicativos computacionais controlados pelo olhar mais eficientes e genéricos que os atuais. Essa tecnologia deve facilitar a comunicação de pessoas portadoras de deficiências físicas, permitindo-lhes uma maior integração social, e todos os aplicativos serão disponibilizados como software livre. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KURAUCHI, ANDREW; FENG, WENXIN; MORIMOTO, CARLOS; BETKE, MARGRIT; ACM. HMAGIC: Head Movement And Gaze Input Cascaded Pointing. 8TH ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON PERVASIVE TECHNOLOGIES RELATED TO ASSISTIVE ENVIRONMENTS (PETRA 2015), v. N/A, p. 4-pg., . (14/12048-0, 11/00267-1)
MORIMOTO, CARLOS H.; COUTINHO, FLAVIO L.; HANSEN, DAN W.. Screen-Light Decomposition Framework for Point-of-Gaze Estimation Using a Single Uncalibrated Camera and Multiple Light Sources. Journal of Mathematical Imaging and Vision, v. 62, n. 4, . (11/00267-1)
DIAZ-TULA, ANTONIO; MORIMOTO, CARLOS H.; RANVAUD, RONALD D.. A mathematical model of saccadic reaction time as a function of the fixation point brightness gain. ATTENTION PERCEPTION & PSYCHOPHYSICS, v. 77, n. 6, p. 2153-2165, . (12/04426-0, 10/14075-4, 11/00267-1)