Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações objetivas do sono pré e pós paratireoidectomia total em pacientes com hiperparatireoidismo secundário em hemodiálise

Processo: 12/05236-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rosilene Motta Elias Coelho
Beneficiário:Rosilene Motta Elias Coelho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Roberto Savio Silva Santos
Assunto(s):Nefrologia  Transtornos do sono  Hiperparatireoidismo secundário  Diálise renal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura do sono | hiperparatireoidismo secundário | polissonografia | volemia | Nefrologia

Resumo

Pacientes com doença renal crônica (DRC) têm sobrevivido graças à utilização regular de métodos dialíticos e transplante renal, sendo que estes indivíduos, frequentemente, evoluem com diversas complicações clínicas. Dentre elas, as alterações do metabolismo mineral e ósseo têm grande impacto sobre a morbi-mortalidade desses pacientes. 1-3 Desordens do sono são comuns em pacientes com DRC em diálise. Queixas de sono são amplamente documentadas, em taxas de 50% a 80% dos pacientes 18-22. Entretanto, na literatura, a situação específica de distúrbios do sono nos pacientes com hiperparatireoidismo secundário sintomáticos tem sido pouco reportada. Um estudo mostrou que queixas do sono nesta situação chegam a 97% 23. Neste estudo os sintomas de insônia foram correlacionados com a gravidade do prurido, da fraqueza generalizada e dos níveis de PTH. Sendo os pacientes com hiperparatireoidismo mais grave, os que mais têm queixas relacionadas ao sono 30. Paratireoidectomia (PTX) melhora os sintomas subjetivos do hiperparatireoidismo 25-27 Um estudo em pacientes com DRC em hemodiálise, com insônia, submetidos à PTX observou melhora dos níveis de PTH e aumento total do tempo de sono, avaliado através de questionários 31. Até agora, nenhum estudo demonstrou de forma objetiva o que acontece com o sono após a realização da PTX. O objetivo deste estudo é correlacionar a melhora clínica das queixas de sono em pacientes com DRC em hemodiálise e hiperparatireoidismo secundário com dados objetivos extraídos de exame de polissonografia realizados pré e pós PTX. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, BRUNO C.; SANTOS, ROBERTO S. S.; DRAGER, LUCIANO F.; COELHO, FERNANDO M.; ELIAS, ROSILENE M.. Impact of Compression Stockings vs. Continuous Positive Airway Pressure on Overnight Fluid Shift and Obstructive Sleep Apnea among Patients on Hemodialysis. FRONTIERS IN MEDICINE, v. 4, . (12/05236-0)
SILVA SANTOS, ROBERTO SAVIO; SANTOS COELHO, FERNANDO MORGADINHO; DA SILVA, BRUNO CALDIN; GRACIOLLI, FABIANA GIORGETI; DOMINGUEZ, WAGNER VELASQUEZ; DE MENEZES MONTENEGRO, FABIO LUIZ; JORGETTI, VANDA; AFFONSO MOYSES, ROSA MARIA; ELIAS, ROSILENE MOTTA. Parathyroidectomy Improves Restless Leg Syndrome in Patients on Hemodialysis. PLoS One, v. 11, n. 5, . (12/05236-0)