Avaliação de desempenho de procedimentos de handoff em redes IPv6 com dispositivos...
AVALON 2.0 - reconstruindo e extraindo informações - Sensores
Processo: | 12/16171-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2017 |
Área de conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Pesquisador responsável: | Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco |
Beneficiário: | Daniel Fernando Pigatto |
Instituição Sede: | Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 14/13713-8 - Aplicação de inteligência artificial em protocolos de comunicação de dados para comunicações internas em veículos aéreos não tripulados, BE.EP.DR |
Assunto(s): | Comunicação Redes de computadores Segurança de redes |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Comunicação | Redes de Computadores | segurança | Sistemas Embarcados Críticos | Sistemas Embarcados Críticos |
Resumo Sistemas embarcados são sistemas computacionais que fazem parte de um sistema maior provendo, geralmente, monitoramento e controle em tempo real para todo o sistema. Eles fornecem um conjunto pré-definido de tarefas, normalmente dedicados a uma aplicação em tempo real, e apresentam requisitos especiais. Estes sistemas são considerados críticos quando eventos de falha podem acarretar perdas de vidas humanas ou perdas de ativos de alto valor. Geralmente estes sistemas operam com frequente troca de informações entre as partes internas do veículo ou do veículo com estações de solo ou, ainda, com outros veículos. Por se tratar de sistemas de tempo real, esta comunicação em geral exige baixa latência e mecanismos de segurança que garantam os requisitos básicos de um cenário crítico, tais como confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade dos canais de comunicação. Associado a isso está a preocupação com a segurança ("saúde") dos módulos/componentes de um veículo, os quais podem apresentar falhas de funcionamento, sejam elas intencionais (tentativas de ataques) ou não, que podem levar o veículo a provocar acidentes. Tendo em vista esta necessidade crescente de se assegurar a comunicação e o funcionamento de veículos não tripulados somada à desejável característica de aumento da conectividade em cenários deste tipo, este plano de trabalho propõe a especificação completa de uma arquitetura de comunicação de dados com vista a aspectos de segurança e mobilidade. O cenário aéreo será foco do desenvolvimento deste trabalho, porém espera-se obter uma arquitetura flexível de modo que seja facilmente portável para outros cenários de veículos não tripulados, tais como o terrestre e o aquático. A especificação desta arquitetura de comunicação de dados contribuirá para a inserção de novas aeronaves heterogêneas no espaço aéreo, uma vez que os requisitos para o processo de certificação das mesmas estarão sendo contemplados. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |