Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinais preditivos na fóvea durante o planejamento de sacadas

Processo: 20/09284-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Gustavo Rohenkohl
Beneficiário:Gabriela Mueller de Melo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/10429-5 - Conectividade neural durante o comportamento visual ativo, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):23/03177-0 - Integração de evidências no cérebro humano por meio de exploração visual ativa, BE.EP.DR
Assunto(s):Movimentos oculares   Neurociências   Movimentos sacádicos   Fóvea central   Eletroencefalografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fovea | Melhoramento visual pré-sacádico | movimentos oculares | Neurociências

Resumo

Através dos movimentos oculares sacádicos, pontos de interesse são trazidos para o centro do campo visual para serem processados em alta resolução na fóvea. Apesar das rápidas mudanças nos sinais sensoriais que chegam na retina através das sacadas, ainda assim vemos o mundo como perceptualmente estável. Considerando as curtas durações das sacadas, vários processos que garantem a consistência visual entre os movimentos oculares ocorrem durante a preparação das sacadas. Esses mecanismos geralmente envolvem o processamento antecipado de informações sobre os próximos alvos enquanto eles ainda não estão na fóvea, mas ainda na periferia do campo visual. O envolvimento específico da fóvea nesses processos pré-sacádicos, no entanto, ainda não foi diretamente explorado. Assim, neste projeto, propomos o desenvolvimento de estudos empíricos para investigar o possível papel da fóvea na geração e processamento de informações preditivas sobre alvos de sacadas. Primeiro, em um estudo psicofísico em seres humanos, planejamos investigar os efeitos comportamentais de testar a fóvea durante o planejamento da sacada até um alvo correspondente em comparação a um não-correspondente. Segundo, projetamos um estudo de eletroencefalografia para investigar os sinais neurais associados ao processamento foveal das características visuais dos próximos alvos de sacadas em humanos. Por fim, um estudo eletrofisiológico em neurônios de primatas não-humanos está planejado para avaliar respostas pré-sacádicas associadas ao processamento visual foveal e periférico. O desenvolvimento deste projeto contribuirá para a elucidação dos mecanismos responsáveis pelo fornecimento de informações antecipadas ao sistema visual sobre seus próximos pontos de fixação, contribuindo, em última análise, para nossa percepção de um mundo visual coeso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOBRE, ALEXANDRE DE PONTES; DE MELO, GABRIELA MUELLER; SHANKS, DAVID R.. Publication bias casts doubt on implicit processing in inattentional blindness. NEUROSCIENCE AND BIOBEHAVIORAL REVIEWS, v. 140, p. 3-pg., . (20/09284-5)