Busca avançada
Ano de início
Entree

Socialdemocracia e estabilidade democrática: um estudo dos casos do SPD (1919-1933) e do PT (1988-2016)

Processo: 21/04486-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Marcos Severino Nobre
Beneficiário:Leonardo Martins Barbosa
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/22387-0 - Crises da democracia: teoria crítica e diagnóstico do tempo presente, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/06803-0 - Da socialdemocracia europeia ao Partido dos Trabalhadores no Brasil: partidos políticos, democratização e instabilidade, BE.EP.PD
Assunto(s):Democracia   Partidos políticos   Desigualdade social   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crise da democracia | Partido Dos Trabalhadores (Pt) | Partido Social-Democrata Alemão (SPD) | Partidos Políticos | Socialdemocracia | Socialdemocracia e partidos políticos

Resumo

Vinculada ao projeto temático nº 2019/22387-0, esta pesquisa tem o objetivo de reavaliar as teorias da socialdemocracia em vista de sua atualidade, no contexto de debate em torno das "crises da democracia" e aumento da desigualdade social no momento presente. Esse cenário lança desafios à premissa básica de que a inserção dos partidos social-democratas nas instituições representativas ocorreria, ou ao menos tenderia a se resolver, de maneira relativamente harmônica. O contexto atual traz sinais de que a relação entre estabilidade institucional e representação política nas democracias modernas carrega uma tensão que não apenas abala essa premissa, exigindo sua devida reavaliação, mas também requer um exame mais aprofundado, de maneira a propor uma nova compreensão teórica desse processo. Com esse foco, propõe-se aqui uma investigação de dois casos que, embora distantes entre si, desviam-se do padrão da época áurea do pós-guerra: o Partido Social-Democrata Alemão (SPD) na República de Weimar e o Partido dos Trabalhadores (PT) na Nova República. Em ambos os casos, o ciclo de inserção e protagonismo institucional desses partidos encerrou-se em graves crises, em que pese a moderação programática adotada por ambos. A pesquisa vale-se da reflexão de Norbert Elias sobre a relação entre estabelecidos e outsiders, para problematizar a ideia de estabilidade democrática e desenvolver a hipótese de que o experimento social-democrata é marcado por equilíbrios políticos instáveis que podem ser compreendidos em nova chave. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONARDO MARTINS BARBOSA. A CRISE DA PRIMEIRA REPÚBLICA E O SURGIMENTO DA OPOSIÇÃO LEGÍTIMA NO BRASIL. Estud. hist. (Rio J.), v. 35, n. 75, p. 95-114, . (21/04486-1)