Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de equipamento para medição automatizada de placas combustíveis nucleares

Processo: 21/14331-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2022
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Combustível Nuclear
Pesquisador responsável:Michelangelo Durazzo
Beneficiário:Michelangelo Durazzo
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reator Multipropósito Brasileiro  Controle da qualidade  Técnicas, medidas, equipamentos de medição 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustível nuclear | controle de qualidade | Medição | placas combustíveis | qualificação | reator RMB | Fabricação de Combustíveis Nucleares

Resumo

O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), tem o objetivo de tornar o país independente na produção de isótopos radioativos para medicina. O reator, de potência 30 megawatts, terá potência seis vezes maior do que a potência do principal reator de pesquisas produtor de radioisótopos em operação no Brasil, o reator IEA-R1 do IPEN. O IPEN será o fornecedor do combustível para o RMB, que consumirá cerca de 50 elementos combustíveis anuais. Atualmente, a capacidade de produção do IPEN é de no máximo 16 elementos combustíveis anuais. Nesse contexto, o IPEN terá que aumentar a sua capacidade de produção e aumentar a confiabilidade do combustível produzido, uma vez que no RMB o combustível irá operar sob condições muito mais severas do que o Reator IEA-R1 do IPEN. Atualmente, a infraestrutura do IPEN para a qualificação do combustível produzido está preparada para produzir combustíveis para atender à especificação do reator IEA-R1. O processo de fabricação do elemento combustível para o RMB já foi desenvolvido no IPEN, com ajuda de projetos FAPESP anteriores, e está disponível. Contudo, a melhora dos procedimentos de qualificação ainda se faz necessária e este é o objetivo principal do presente projeto de pesquisa, o qual propõe uma significativa ampliação dos dados de medição da espessura, comprimento e largura da placa combustível produzida para o RMB, aumentando, assim a confiabilidade dos dados obtidos. Um novo equipamento automatizado de medição foi projetado e está parcialmente construído, baseado numa mesa de coordenadas, sensores de medição acionados automaticamente e sistema de aquisição e processamento de dados. A mesa de coordenadas já está disponível, assim como parte do sistema de transmissão de dados para processamento por um computador já disponível. Simulações para estudo das incertezas já foram realizadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURAZZO, MICHELANGELO; SOUZA, JOSE ANTONIO BATISTA; CARVALHO, ELITA FONTENELE URANO DE; RESTIVO, THOMAZ AUGUSTO GUISARD; GENEZINI, FREDERICO ANTONIO; NETO, RICARDO MENDES LEAL. Manufacturing high-uranium-loaded dispersion fuel plates in Brazil. ANNALS OF NUCLEAR ENERGY, v. 200, p. 14-pg., . (07/07769-7, 11/13849-9, 21/14331-5, 07/50018-2)
KOBAYOSHI, MARCELO; NETO, RICARDO MENDES LEAL; CARVALHO, ELITA FONTENELE URANO DE; DURAZZO, MICHELANGELO. Automated thickness measurement system for nuclear fuel plates: A metrological study. MEASUREMENT, v. 234, p. 13-pg., . (21/14331-5)
KOBAYOSHI, MARCELO; NETO, RICARDO MENDES LEAL; DE CARVALHO, ELITA FONTENELE URANO; RESTIVO, THOMAZ AUGUSTO GUISARD; DURAZZO, MICHELANGELO. A novel automated thickness measurement method and device for nuclear fuel plates. PROGRESS IN NUCLEAR ENERGY, v. 175, p. 11-pg., . (21/14331-5)