Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de sinais de atividade estelar em estrelas de tipo solar usando Processos Gaussianos

Processo: 23/16319-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 08 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 07 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Jorge Luis Melendez Moreno
Beneficiário:Gabriela Carvalho Silva
Supervisor: Raphaelle Haywood
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Exeter, Exeter, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/01303-3 - Modelando as assinaturas espectroscópicas de atividade estelar, BP.DD
Assunto(s):Atividade estelar   Exoplanetas   Processos gaussianos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade estelar | estrelas de tipo solar | Exoplanetas | Processos Gaussianos | Espectroscopia Estelar

Resumo

A atividade magnética estelar e a rotação são altamente dependentes uma da outra. O mecanismo por trás da geração do campo magnético está relacionado à rotação, conforme descrito pela teoria do dínamo. Ao mesmo tempo, a taxa de rotação reflete o momento angular da estrela, que muda com os níveis de atividade. Até agora, nosso conhecimento é limitado para estrelas mais velhas, porque é mais difícil detectar as taxas de rotação em estrelas de baixa rotação e menos ativas. Por outro lado, nossa compreensão da atividade magnética estelar também é limitada, especialmente porque os ciclos de atividade não são estritamente periódicos, mas têm uma natureza quase periódica. É crucial discernir as modulações dos sinais estelares de diferentes fenômenos, não apenas para estudos astrofísica estelar fundamental, mas também para evitar detecções espúrias de exoplanetas, pois os sinais de atividade são conhecidos por imitar modulações induzidas por planetas.Este projeto BEPE tem como objetivo explorar a aplicação de Processos Gaussianos (GP) para analisar a rotação estelar e a atividade magnética em estrelas do tipo solar. Vamos estudar as modulações rotacionais e de atividade através de séries temporais de diferentes indicadores de atividade pbtidos de espectrógrafos de alta precisão. Vamos aproveitar as idades estimadas precisamente de gêmeas solares para abordar a evolução da rotação e atividade com a idade estelar. O estágio BEPE permitirá adquirir experiência no método avançado de GP. Isso trará uma valiosa técnica de ponta que pode ser implementada em nosso grupo no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO-SILVA, GABRIELA; MELENDEZ, JORGE; RATHSAM, ANNE; SHEJEELAMMAL, J.; MARTOS, GIULIA; LORENZO-OLIVEIRA, DIEGO; SPINA, LORENZO; RIBEIRO ALVES, DEBORA. A New Age-Activity Relation For Solar Analogs that Accounts for Metallicity. Astrophysical Journal Letters, v. 983, n. 2, p. 7-pg., . (23/16319-8, 21/01303-3, 22/05833-0, 22/10325-3, 18/04055-8)