Cerimônia de Lançamento do Programa Melhoria do Ensino Público
A FAPESP anunciou em 1995 o programa Pesquisa Aplicada à Melhoria do Ensino Público no Estado de São Paulo.
“A pretensão da FAPESP não é apenas viabilizar o diagnóstico de problemas que afetam o ensino público, mas também a implementação de medidas para a superação desses problemas”, comentou o diretor científico da Fundação, José Fernando Perez, na edição de outubro do Noticias FAPESP, ao apresentar o novo programa.
Implantado a partir de 1996, o Ensino Público contava com recursos iniciais de R$ 5 milhões para financiar pesquisas com duração de até quatro anos, a serem conduzidas em parceria entre pesquisadores de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e professores do ensino fundamental e médio em escolas públicas paulistas.
Os projetos de pesquisa poderiam solicitar financiamento da reforma de laboratórios, instalação de equipamentos de informática e sua ligação com a Rede ANSP, equipamentos de vídeo, bibliotecas e outros elementos de infra-estrutura no local em que se realiza o projeto. Podem também ser concedidas bolsas para os professores de ensino público que acompanham a parceria com o pesquisador. Pretende-se que resultem soluções para os problemas identificados e que estas, depois de passarem pela escala piloto, possam ser aplicadas na rede pública como um todo. (ALB 36-37)
Em reportagem do Jornal da USP de julho de 1997, Miguel Glugoski notou que a FAPESP havia começado“a se relacionar com um novo público: escolas de 1º. e 2º. graus e, consequentemente, com os profissionais e setores envolvidos nesse nível de educação”. Trezentas escolas de 1º e 2º graus participavam então dos projetos de pesquisa, a que haviam sido destinados cerca de R$ 7 milhões.
Por meio desse programa, professores desenvolveram nova metodologia de ensino para deficientes auditivos, estudantes reconstituíram a história do bairro em que viviam e escolas e prefeituras adotaram programas de computador que auxiliavam crianças com dificuldades de aprendizagem.
Para mais informações, consulte os projetos concluídos ou em andamento do Programa Melhoria do Ensino Público na Biblioteca Virtual da FAPESP.