Cerimônia de Lançamento do Programa Melhoria do Ensino Público
A FAPESP anunciou em 1995 o programa Pesquisa Aplicada à Melhoria do Ensino Público no Estado de São Paulo.
“A pretensão da FAPESP não é apenas viabilizar o diagnóstico de problemas que afetam o ensino público, mas também a implementação de medidas para a superação desses problemas”, comentou o diretor científico da Fundação, José Fernando Perez, na edição de outubro do Noticias FAPESP, ao apresentar o novo programa.
Implantado a partir de 1996, o Ensino Público contava com recursos iniciais de R$ 5 milhões para financiar pesquisas com duração de até quatro anos, a serem conduzidas em parceria entre pesquisadores de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e professores do ensino fundamental e médio em escolas públicas paulistas.
Por meio desse programa, professores desenvolveram nova metodologia de ensino para deficientes auditivos, estudantes reconstituíram a história do bairro em que viviam e escolas e prefeituras adotaram programas de computador que auxiliavam crianças com dificuldades de aprendizagem.
Para mais informações, consulte os projetos concluídos ou em andamento do Programa Melhoria do Ensino Público na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Veja também:
Reportagens e Depoimentos em Vídeo
Apagão de professores no Brasil (7min56s), 22 de janeiro de 2024
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Crise nos programas de licenciatura, 4 de outubro de 2023
Quando o computador ajuda a aprender, agosto de 2016
Museu universitário de estatura nacional, abril de 2002