A SciELO (Scientific Electronic Library On-line), uma biblioteca eletrônica virtual de revistas científicas brasileiras, entrou em operação em caráter experimental em 1997.
Sendo um Programa da FAPESP, operada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), passou a operar normalmente no ano seguinte, a partir de 2002 com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A SciELO permite acesso amplo aos textos completos e a coleções de periódicos nacionais e latino-americanos selecionados. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito por meio dos índices de cada publicação ou pelos formulários de busca.
Em agosto de 2009, a revista Science indicou a SciELO como exemplo de difusão da produção científica de países em desenvolvimento.
Em março de 2011, a SciELO foi classificada em 1º lugar no ranking mundial de portais de acesso aberto Webometrics, divulgado pelo laboratório Cybermetrics, grupo de pesquisa vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.
No final de 2011 o programa SciELO tinha alcançado 239 publicações de todos os campos do conhecimento que geraram uma média mensal de 36 milhões de artigos baixados da internet de forma livre e gratuita – 1,2 milhão por dia.
Portal de livros eletrônicos
Uma apresentação realizada em 30 de março de 2012 na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, marcou o lançamento do portal SciELO Livros.
O portal visa à publicação on-line de livros de caráter científico, de modo a aumentar a visibilidade, o acesso, o uso e o impacto de pesquisas, ensaios e estudos principalmentena da área de humanas, publicados geralmente na forma de livros.
O portal reuniu inicialmente cerca de 200 títulos das editoras da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Uma conferência internacional em outubro de 2013 faz parte das comemorações dos 15 anos da SciELO.