A melhoria das técnicas de tratamento de água, em estações como esta, é um dos objetivos do acordo de cooperação entre a FAPESP e a Sabesp, assinado em 2010 (foto: Sabesp)
Em dezembro de 2010, a FAPESP e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apresentaram os doze projetos selecionados na primeira chamada de propostas de trabalho, a partir do acordo de cooperação científica e tecnológica assinado em 2008 entre as duas instituições.
O objetivo do acordo era o desenvolvimento de pesquisa nas áreas de economia e engenharias civil e sanitária em cooperação entre pesquisadores da Sabesp e de instituições de ensino superior e pesquisa do Estado.
As pesquisas seriam desenvolvidas em quatro unidades da Universidade de São Paulo (Escola Politécnica, Faculdade de Saúde Pública, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal de São Paulo (campus de Diadema), Universidade de Taubaté (Unitau), Escola de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Divisão de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Em fevereiro de 2014 a Sabesp apresentou seu núcleo de tecnologia, no qual desenvolverá novos projetos de pesquisa voltado ao saneamento.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a Sabesp na Biblioteca Virtual da FAPESP.