Representação gráfica da estrutura molecular da cafeína, um dos projetos apoiados pela Divisão de Química da National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos, que em setembro de 2011 ampliou as possibilidades de colaborações com pesquisadores do Estado de São Paulo (Imagem: Ivan Ufimtsev, Universidade Stanford)
Em setembro de 2011 a FAPESP anunciou que participaria pela primeira vez do programa de Colaborações Internacionais em Química (International Collaborations in Chemistry, ICC) da Divisão de Química da National Science Foundation (NSF/CHE), agência federal de financiamento à pesquisa científica e tecnológica dos Estados Unidos.
O objetivo da parceria é estimular projetos inovadores de pesquisa na área de Química conduzidos em cooperação entre pesquisadores dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo. Cada proposta de trabalho reúne dois pesquisadores principais, um de instituição de ensino superior ou pesquisa de cada país.
O programa de Colaborações Internacionais em Química do NSF tem reunido pesquisadores da Áustria, Espanha, França, Japão, Luxemburgo, Reino Unido, Rússia e Taiwan.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a NSF e os outros Convênios e Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual da FAPESP.