José Arana Varela, presidente do CTA da FAPESP de fevereiro de 2012 a maio de 2016 (foto: Leo Ramos)
Nomeado pelo governador de São Paulo, José Arana Varela assumiu em fevereiro de 2012 a função de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP, vaga desde o falecimento de Ricardo Brentani em novembro de 2011.
Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington, Varela era professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e diretor da Agência Unesp de Inovação. Ele foi o primeiro professor da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do CTA da FAPESP.
Varela foi membro do Conselho Superior da FAPESP de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010. Ele participou como pesquisador principal e coordenador em inovação do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
Em janeiro de 2014, Varela recebeu nos Estados Unidos o Bridge Building Award. Ele foi primeiro pesquisador brasileiro contemplado com o prêmio, conferido pela American Ceramic Society para pesquisadores com intensa atividade de pesquisa e colaboração internacional.
Varela foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente do CTA em outubro de 2015 e morreu em maio de 2016.