O Palácio Pereda, sede da Embaixada do Brasil, um dos espaços das reuniões e mostras da FAPESP Week Buenos Aires, em abril de 2015 (foto: Wikimedia)
Em abril de 2015 a FAPESP, em parceria com o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), promoveu a FAPESP Week Buenos Aires, com o propósito de ampliar a colaboração entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Argentina.
Antes da abertura, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, e o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, reuniram-se com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) da Argentina, José Lino Salvador Barañao.
“Queremos desenvolver mais oportunidades de colaboração em pesquisa com a Argentina, que é um parceiro muito importante para o Estado de São Paulo”, disse Brito Cruz na palestra de abertura da FAPESP Week Buenos Aires.
Almeja-se um aumento nas parcerias não apenas entre pesquisadores, mas também entre instituições. “Desde outubro de 2010, a FAPESP mantém um acordo de cooperação com o Conicet, com o objetivo de expandir a colaboração científica entre a Argentina e o Estado de São Paulo mediante o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e de outras atividades científicas”, disse Lafer.
Umas das apresentações que se sucederam nos dias seguintes tratou da proposta de aprimoramento da capacidade tecnológica do maior observatório de raios cósmicos em operação no mundo, instalado em Malargüe, na província de Mendoza, na Argentina, a 1,1 mil quilômetros de Buenos Aires.
Outras apresentações trataram do lançamento do Sirius, a nova fonte brasileira de luz síncrotron, do anúncio do ínício da construção do Giant Magellan Telescope (GMT), da produção de biocombustíveis na Argentina, da produção de alimentos, de diabetes e resistência à insulina, da colaboração entre universidades e empresas no Brasil e na Argentina, da percepção pública da ciência no Brasil e na Argentina, de uma revista semanal publicada na Argentina em 1837 e 1838, do crescimento do número de estudantes nas universidades do Brasil e da Argentina e dos desafios da defesa nos dois países.
No encerrramento, a FAPESP e o Conicet anunciaram os três projetos selecionados na chamada conjunta de propostas entre as instituições.
Como parte da FAPESP Week, a galeria de arte do Palácio Pereda, sede da embaixada do Brasil em Buenos Aires, abrigou a exposição La Naturaleza Brasileña, com 37 painéis com ilustrações da obra Flora brasiliensis, o mais completo levantamento da flora brasileira, organizado pelo naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius.
A FAPESP promoveu encontros semelhantes em 2011 em Washington, em 2012 nas cidades de Toronto, no Canadá, Cambridge, Washington DC e Morgantown, nos Estados Unidos, em 2013 em Tóquio, Londres e na Carolina do Norte, Estados Unidos, e em 2014 emBeijing, na China, e em Munique, na Alemanha, e em Berkeley e Davis, na Califórnia, Estados Unidos, em 2015 em São Paulo e Barcelona, em 2016 em Ann Arbor e Columbus, nos Estados Unidos, e em Montevidéu, no Uruguai, em 2017 em Lincoln e Lubbock, nos Estados Unidos, e em 2018 em Bruxelas, na Bélgica, e em Nova York, em 2019 em Londres e em Lyon e Paris e em 2024 em Illinois, nos Estados Unidos.
Em agosto de 2015 o ministro de C&T da Argentina, José Barañao, reuniu-se com dirigentes da FAPESP em São Paulo para avaliar os projetos de pesquisa colaborativa desenvolvidos por meio do convênio entre a FAPESP, a Universidade de São Paulo (USP) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) e do acordo firmado entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET).
Para mais informações, consulte os projetos concluídos ou em andamento na página do acordo com o Conicet na Biblioteca Virtural da FAPESP.
Veja também:
Resumos (em PDF) e os vídeos das apresentações da FAPESP Week Buenos Aires
Reportagens da Agência FAPESP
"A ciência não deve ter fornteiras", entrevista com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, José Lino Salvador Barañao, 27 de abril de 2015
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Lino Barañao: O desafio de criar conhecimento e riqueza, setembro de 2015
Simpósios FAPESP Week inspiram pesquisadores paulistas a criar parcerias internacionais de alto nível, setembro de 2015