Fachada do Centro Belga de Histórias em Quadrinhos em Bruxelas, que abrigou a FAPESP Week Belgium, em 2018 (foto: BCSC)
Em outubro de 2018, a FAPESP promoveu a FAPESP Week Belgium, em conjunto com o Fundo Nacional para Pesquisa Científica (F.R.S.-FNRS), o Departamento de Economia, Ciência e Inovação (EWI), a Fundação de Pesquisa – Flanders (FWO) e a Wallonie-Brussels International (WBI). O encontro realizado nas cidades de Bruxelas, Liège e Leuven reuniu pesquisadores brasileiros e belgas com o objetivo de estreitar colaborações científicas.
“A importância que damos a essa parceria pode ser exemplificada pelo fato de, dos seis escritórios de representação que a WBI mantém em outros países para apoiar colaborações científicas, um estar no Brasil”, disse Jessica Miclotte, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Inovação da WBI, na abertura da FAPESP Week Belgium. Os outros escritórios da WBI estão na Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Canadá.
As apresentações dos pesquisadores abordaram a importância da colaboração internacional e trabalhos sobre etanol, origem de tumores, novos possíveis tratamento de âncer, doenças crônicas, aproveitamento de biomassae de frutos pouco conhecidos, tecnologia de produção de peças de metal por impressão em três dimensões, expansão das igrejas evangélicas, metropolização e políticas urbanas no Brasil, participação social e cívica da juventude em Bruxelas e redução do ruído do tráfego urbano na Bélgica, entre outros temas.
A FAPESP promoveu encontros semelhantes em 2011 em Washington, em 2012 nas cidades de Toronto, no Canadá, Cambridge, Washington DC e Morgantown, nos Estados Unidos, em 2013 em Tóquio, Londres e na Carolina do Norte, Estados Unidos, em 2014 em Beijing, na China, e em Munique, na Alemanha, e em Berkeley e Davis, na Califórnia, Estados Unidos, e em 2015 em Buenos Aires, em São Paulo e em Barcelona, em 2016 em Michigan e Ohio e em Montevidéu, no Uruguai, em 2017 em Nebraska e Texas, Estados Unidos, em 2018 também em Nova York, em 2019 em Londres e em Lyon e Paris e em 2024 em Illinois, nos Estados Unidos.
Leia também:
Reportagem da revista Pesquisa FAPESP
Simpósios FAPESP Week inspiram pesquisadores paulistas a criar parcerias internacionais de alto nível, setembro de 2015