A FAPESP aprovou em 1963 e começaram a ser desenvolvidos os seguintes projetos nas modalidades Iniciativas e Programas Especiais, em áreas em que a pesquisa científica nacional ainda era incipiente:
• Centro de Histologia Comparada de Mamíferos Silvestres Brasileiros, proposto pelo Departamento de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP), com participação dos Departamentos de Histologia das Faculdades de Medicina Veterinária, Odontologia e Filosofia, Ciências e Letras.
• Estudos sobre Stevia rebaudiana, integrando Instituto de Botânica, Instituto Agronômico de Campinas e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Faculdade de Farmácia e Bioquímica da USP.
• Produção de Aços Especiais e Transmissão dos Resultados às Indústrias Siderúrgicas do Estado, proposto e conduzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
• Registro da Composição Química de Organismos Vivos por meio do Isolamento e da Identificação de seus Constituintes, pelo Laboratório de Química de Produtos Naturais do Instituto de Química da USP.
Leia também:
Apoio à citricultura
Apoio à tecnologia