Artigo de José Reis em defesa da fundação paulista, publicado em 1948 na Folha da Manhã
O artigo 123 da Constituição Estadual de 1947, que fundamentou a criação da FAPESP, passou por longos debates.
Em janeiro de 1948, o jornal Folha da Manhã publica um artigo de José Reis, pesquisador do Instituto Biológico, em defesa da fundação proposta na Constituição. No mesmo mês, o deputado Lincoln Feliciano apresentou um projeto substitutivo ao projeto de lei 248/47, que tratava da criação da Fundação Paulista de Pesquisas Científicas.
O projeto substitutivo foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Educação e Cultura mas não chegou a ser votado na Assembléia Legislativa, apesar dos esforços de deputado Ulysses Guimarães.
Em julho, o governador Adhemar de Barros propôs outro projeto, o 337 - a criação da Fundação tornava-se papel do Executivo e a aplicação da lei reguladora do artigo 123 ficou momentaneamente estagnada.
Ref.: DOCUMENTO 21: Correspondências da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Anteprojeto que estabelece as bases da Fundação Paulista de Pesquisa. In: MOTOYAMA, S.; HAMBURGER, A.I.; NAGAMINI, M. (Orgs.). Para uma história da FAPESP: marcos documentais. São Paulo: FAPESP, 1999. p. 152-155.
Projeto substitutivo ao projeto de lei 248/47, do deputado Lincoln Feliciano