Em 1971 a FAPESP, o Ministério da Agricultura e a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo estabeleceram um convênio de apoio a pesquisas em agropecuária. A Fundação estimulou as pesquisas e administrou os recursos do Ministério e da Secretaria de Agricultura equivalentes a US$ 4,6 milhões.
Durante os três anos do convênio (1971 a 1974), a FAPESP apoiou 56 projetos de pesquisa sobre melhoramento animal, zoneamento agrícola e florestal, fixação de nitrogênio por plantas, produção de leite e de soja e aumento de produtividade de culturas como soja, milho, feijão, arroz, trigo, amendoim, mandioca, girassol. (Livro Alberto, p. 19)
As pesquisas correram em oito institutos ligados à Secretaria de Agricultura: Instituto Agronômico, Instituto Biológico, Instituto de Economia Agrícola, Instituto de Tecnologia de Alimentos, Instituto de Zootecnia, Instituto Florestal, Instituto Geológico e Geofísico, e Instituto de Pesca.
Ref.: SILVA, Alberto Carvalho da (Coord.). FAPESP 30 anos: em apoio à pesquisa e ao desenvolvimento. São Paulo: FAPESP; EDUSP, 1994. p. 47.
Leia também:
Proposta de emenda à Constituição