A FAPESP assinou em 1985 o primeiro acordo de intercâmbio científico, com o Conselho Britânico (BC). Três anos depois a Fundação formalizou acordos com outras duas instituições, a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright) e o Serviço Alemão de Intercambio Acadêmico (DAAD). Em 1991 a FAPESP e a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica de Portugal assinaram um acordo de intercâmbio.
Nesses acordos, a forma de cooperação foi proposta pelos pesquisadores e cabe a cada uma das entidades cooperantes analisar a proposta, decidir dentro de suas normas próprias e financiar o componente que corresponde a seu país.
O apoio ao intercambio científico com o exterior assumiu três formas principais: bolsas de estudo para doutorado e pós-doutorado, apresentação de trabalhos em reuniões científicas, e vinda de professores visitantes.
Para mais informações sobre projetos concluídos ou em andamento, consulte as páginas dos acordo com o Conselho Britânico, com a Comissão Fullbright e com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e os outros Convênios e Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual da FAPESP.