site da FAPESP
FAPESP na Mídia

Publicado em: JC e-mail em 1 de Junho de 2007

Começa a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Química e inovação, desafios da pesquisa em ciências químicas, cursos, sessões temáticas e mais de 2,5 mil painéis estarão na 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Foi realizada nesta quinta-feira (31/5), em Águas de Lindóia (SP), a abertura da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A intensa programação de conferências, simpósios, assembléias, cursos e workshops tem início nesta sexta-feira e prossegue até domingo.

O tema central do evento, que terá cobertura diária da Agência Fapesp, é "SBQ 30 anos". De acordo com os organizadores, o objetivo é "ampliar a proposta de reflexões sobre as ações da sociedade e suas perspectivas".

A reunião incluirá uma série de ações para estimular a aproximação dos pesquisadores brasileiros com a comunidade científica internacional. No local do evento, na última quarta-feira (30/5), véspera da abertura oficial, a SBQ realizou um workshop conjunto com a American Chemical Society.

Na programação do evento, um dos principais destaques é o simpósio Química e inovação — Do spin-out ao mercado, que será realizado no sábado em parceria com a Royal Society of Chemistry (RSC).

O objetivo é ampliar a colaboração científica entre os pesquisadores do Brasil e do Reino Unido. O tema central é a transferência de tecnologia e criação de empresas a partir da universidade.

Durante o simpósio anglo-brasileiro, o ex-presidente da RSC Simon Campbell abordará o tema "A importância da pesquisa em ciências químicas na economia contemporânea".

O chefe do Departamento de Química da Unviversidade de Oxford, Graham Richards, fará a conferência "Comercializando química", e o chefe do Departamento de Biotecnologia da Universidade de Cambridge, Chris Lowe, falará sobre "Estimular o empreendedorismo no ambiente acadêmico".

Outro destaque, também no sábado, é o simpósio "A química e a inovação no Brasil", coordenado por Eliezer Barreiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os participantes discutirão aspectos relevantes da inovação química e seu impacto na qualidade de vida das pessoas, seja de forma direta, por meio da otimização ou da criação de novos produtos, ou de forma indireta, fruto da interdisciplinaridade das ciências químicas.

Onze conferências plenárias serão apresentadas nos três dias do evento. Fritz Frimmel, da Universidade de Kalrshue (Alemanha), falará sobre "Ciências moleculares, chave para a sustentabilidade no mundo da água".

César Zucco, da Universidade Federal de Santa Catarina, abordará o tema "Graduação em química: avaliação, perspectivas e desafios". "Pesquisa em Química, 2007: promessas e desafios" é o tema de Fernando Galembeck, da Universidade Estadual de Campinas.

Uma série de sessões coordenadas discutirá, sob diferentes aspectos, temas como "Alimentos e bebidas", "Catálise", "Ensino de química", "Produtos naturais", "Química biológica e medicinal" e "Química de materiais".

Os organizadores avaliam que serão apresentados mais de 2,5 mil trabalhos na forma de painéis. Uma série deles será discutida ainda em sessões coordenadas específicas. Onze livros serão lançados durante o evento, que terá também 11 minicursos.

Mais informações: http://www.sbq.org.br/30ra

(Agência Fapesp, 1º/6)

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=47497