- Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) Fase 1
- Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) Fase 2
- Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) - PIPE Invest
- Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) Fase 3
O Programa FAPESP de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) destina-se a apoiar a pesquisa científica e tecnológica, realizada em startups e pequenas empresas inovadoras do Estado de São Paulo. Os projetos deverão ser desenvolvidos por pesquisadores com vínculo empregatício com a empresa ou a ela associados para sua realização. A seleção é feita por meio de análise pelos pares. A Fase 1 é utilizada para verificação da viabilidade técnico-científica da proposta, com duração de até 9 meses.
O Instituto Tecnologia Canavieira (ITC) é uma empresa especializada em disponibilizar soluções de engenharia e de gestão que facilitem a resolução de problemas e colabore na tomada de decisões junto ao setor sucroenergético. Indo de encontro a um dos grandes desafios do setor agroindustrial, que representa aumentar a produtividade do campo, pelo uso de soluções digitais baseadas nas tecno…
O projeto "Visão computacional aplicada à piscicultura para biometria, estimativa de biomassa e detecção de patologias" propõe o desenvolvimento de um sistema integrado de hardware e software voltado para ambientes de produção aquícola, incluindo tanques escavados e tanques-rede. O objetivo central é oferecer uma solução inovadora que combine inteligência artificial e processamento de ima…
O projeto proposto destina-se ao segmento da indústria mineral, mais especificamente no desenvolvimento da mineração de ouro em pequena escala responsável, como objetivo desenvolver um protótipo em escala laboratorial de um processo de recuperação de ouro utilizando-se tecnologia de micro-ondas.O ouro é um ativo amplamente comercializado e consumido em todo o mundo, com uma grande varieda…
Segundo o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil de 2019, o setor de aviação foi responsável por cerca de 3% das emissões de dióxido de carbono no território nacional em 2018. Além do desafio de reduzir as emissões de carbono e aumentar a eficiência energética, o setor de aviação também enfrenta outro desafio que é a escassez de profissionais devido ao alto custo pa…
As transcriptases reversas (RTs) são enzimas com capacidade de sintetizar uma fita complementar de DNA a partir de uma molécula de RNA como molde. Rotineiramente empregadas em laboratórios de Biologia Molecular, as RTs ampliam as possibilidades de pesquisa e aplicação nas áreas da saúde, agropecuária, veterinária e industrial. Entretanto, um desafio recorrente ao uso prático de tais enzim…
O lúpulo (Humulus Lupulus) é extensivamente utilizado na indústria para agregação de aroma e sabor na produção de cervejas, e também pode ser empregado como conservante natural. Atualmente, as empresas estão preocupadas com o destino e a quantidade de resíduos alimentares gerados durante o processo de produção representando um problema ambiental. Dessa forma, o tratamento e processamento …
Os métodos atuais para a fabricação de pranchas de surfe apresentam ineficiência quando se trata de sustentabilidade, devido à geração de resíduos, ao baixo aproveitamento do material base e à resistência mecânica limitada, uma vez que as pranchas não possuem uma estrutura interna adequada. Além disso, há a escolha de materiais mais frágeis e derivados do petróleo. Esses fatores geram uma…
Este projeto propõe o desenvolvimento de uma solução inovadora e automatizada para otimizar o manejo em sistemas de piscicultura, utilizando visão computacional e inteligência artificial. Nosso objetivo é aprimorar significativamente os processos atuais de biometria, estimativa de biomassa e detecção precoce de patologias, oferecendo maior eficiência e precisão para toda a produção. A abo…
Todos os veículos da frota de locomotivas em operação no transporte de cargas pesadas (heavy haul) no Brasil utilizam seus próprios motores, na maioria das vezes de mais de 4.000 cv (~3 MW) de potência, como unidades de potência para a manutenção de sistemas auxiliares, como climatização, iluminação e freio pneumático, que juntos consomem na ordem de 15 kWh. Dada as características do set…
A proposta visa elevar o nível de maturidade tecnológica e mercadológica na produção do poliol verde desenvolvido pela BVS Green. O objetivo é alcançar características equivalentes aos poliois comerciais, especialmente aqueles usados na fabricação de poliuretanos como espumas rígidas e flexíveis. Os polióis são insumos químicos para formar poliuretanos, materiais essenciais em produtos co…
A produção e extração de biopigmentos têm se tornado cada vez mais atrativas devido à busca por alternativas sustentáveis e biodegradáveis na indústria têxtil. A violaceína, um biopigmento violeta, destaca-se por suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anticancerígenas, sendo uma promissora matéria-prima para diversas aplicações industriais. Este projeto visa otimizar a produçã…
Esse projeto visa o desenvolvimento e implementação de uma espuma de poliuretano biodegradável para pranchas de surf, impulsionado pelos impactos ambientais associados à produção e descarte de equipamentos de esportes aquáticos. Esta iniciativa é realizada em parceria com a empresa detentora da patente e fabricante do material, bem como fabricantes de pranchas (potenciais clientes) e dist…

Carregando Filtros. Aguarde...
Clique e arraste com o lado esquerdo do mouse para mover o mapa até onde desejar.
Selecione o ano: |
Mostrar os anos em sequência |