- Auxílios pontuais (curta duração)
Esta página da Biblioteca Virtual da FAPESP reúne informações referenciais de bolsas e auxílios de diversas modalidades de pesquisa apoiada pela FAPESP, que possuem o assunto Educação física.
A caixa de “Apoio FAPESP em Números” permite a visualização da totalidade de auxílios e bolsas concedidos, em andamento ou concluídos, com o assunto Educação física.
No centro da página, podem-se ver algumas informações desses projetos apoiados, no Brasil e no exterior.
Na lista de “Assuntos relacionados” podem-se ver quais outros assuntos foram mais citados em pesquisas apoiadas com o assunto Educação física.
Em “Refinar por” é possível filtrar o total das pesquisas com o assunto Educação física, de acordo com os seguintes parâmetros: por modalidades de Auxílios à pesquisa, por modalidades de Bolsas, por Área do conhecimento, por Instituição e por Ano de início, e gerar resultados mais específicos.
Os Mapas e Gráficos contribuem visualmente para a identificação da distribuição geográfica do fomento da FAPESP no Estado de São Paulo, e do histórico do fomento, por ano, das pesquisas vigentes com o assunto Educação física.
Analisar a inclusão de alunos com deficiência exige a compreensão do contexto social escolar de forma abrangente, reconhecendo-a como produto e reflexo do meio social ao qual nos inserimos. Tendo em vista que alunos com deficiência e professores de EF ainda enfrentam obstáculos importantes que dificultam a participação deste aluno, a sua inclusão exige o confronto entre os valores soci...
Este projeto tem como objetivo geral construir um novo aplicativo de histórias em quadrinhos para uso em aulas de educação física-ensino fundamental, com a finalidade de educação para o lazer. É nos anos finais do fundamental que se encontra hoje o maior problema do fluxo escolar brasileiro. Nas aulas de educação física, dentre os alunos que estão na educação básica, muitos não partici...
19/0619:45 ConferênciaProf. Dr. Juarez Vieira do Nascimento - UFSCPerspectivas da Educação Física na Sociedade Brasileira20/068:00-9:30 Tema-Livre10:00-10:30 Coffee break e Lançamento de Livro10:00-12:00 Mesa: Estimulação cortical e movimento humanoAlexandre Okano - UFABCKátia de Monte-Silva - UFRN10:00-12:00 Mesa: Pedagogia do Esporte: formação de técnicosRui Rezende - Instituto Unive...
Atividades científicas na Universidade Metodista de Piracicaba - dias 22 e 23 de outubro de 2018 e na Universidade Federal de São Paulo/Guarulhos - dias 24, 25 e 26 de outubro de 2018. 22/10 (10:00-12:00) - reunião entre Profa. Dra. Cinthia Lopes da Silva e o Prof. Dr. Joan Ferrés Prats (Universitat Pompeu Fabra/Espanha) - possíveis relações e contribuições teóricas da Comunicação Educ...
Este projeto tem como objetivo geral construir um novo aplicativo de histórias em quadrinhos para uso em aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, com a finalidade de educação para o lazer. É nos anos finais do Fundamental que se encontra hoje o maior problema do fluxo escolar brasileiro. Nas aulas de Educação Física, dentre os alunos que estão na Educação Básica, muitos não partici...
Alguns problemas que afetam os alunos nas aulas de Educação Física, gerando desinteresse dos mesmos nesta disciplina escolar são decorrentes questões de ordem didático metodológicas e de organização curricular que ocasionam exclusão e evasão das atividades propostas. Assim, propostas pedagógicas que tenham como intuito trazer novos elementos para as aulas de Educação Física escolar que...
RESUMOObjetivo: Analisar diferenc'as entre homens e mulheres no que se refere a inserc'ao profissional e faixa salarial de egressos da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Metodo: O acompanhamento dos egressos se iniciara em 2018. Eles serao contatados por e- mail e midias sociais, para que preencham as informac'oes no portal Alumni-UNESP. Os egressos serao questionados quanto a ins...
A indicação do bolsista Prof. Me. Silvio Rossi Filho, professor atuante em escola pública do estado de São Paulo, deve-se por sua participação na fase de concepção e construção desse projeto de investigação, participação na pesquisa bibliográfica nos primeiros meses da pesquisa e, mediante o recebimento da bolsa, poderá realizar as experiências pedagógicas e análise dos dados, prevista...
É fato o expressivo aumento do número de alunos evangélicos nas escolas brasileiras e a forma como estes segmentos religiosos influenciam sobremaneira na regulação dos comportamentos e dos corpos de seus fiéis, agenciando, inclusive, a relação das crianças e adolescentes com a aula de Educação Física e com as práticas corporais. Estas questões, por sua vez, afetam diretamente a relação...
Atualmente a inclusão é compreendida como um processo de reforma educacional amplo para remoção de barreiras à aprendizagem e participação de todos os alunos. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física ainda encontra muitas barreiras, sendo marcada pela exclusão, participação limitada ou segregação deste aluno. O presente estudo é reflexo de parceria firmada entr...
O nível de atividade física em indivíduos que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) é diminuído de forma significativa quando comparado a indivíduos neurologicamente saudáveis. Os fatores que justificam tal redução são pouco conhecidos e descritos na literatura. O objetivo desse estudo é investigar o nível de atividade física auto-relatado e objetivamente mensurado em pacientes pós...
Esta pesquisa se situa na tênue fronteira entre educação, educação física e arte e versa sobre as relações da formação continuada de professoras e o lugar do corpo e da expressividade na educação. Objetivamos, de maneira mais geral, que professoras de educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental possam, a partir da experimentação, sensibilização e da percepção de seus cor...
O objetivo principal desta pesquisa a qual está associada a bolsa BEPE é o estudo da relação entre a formação técnica em dança e a construção da pessoa. Desta forma, a investigação se centra sobre o corpo do dançarino, suporte que lhe permite o acesso à profissionalização e que se transforma graças ao aprendizado das técnicas corporais que sustentam a dança. O trabalho de campo acontec...
No Brasil, a maioria dos modelos de formação são marcados por uma fragmentação do processo formativo, impingindo a idéia de que é necessário se apropriar da teoria para aplicá-las na prática. Assim, no âmbito da formação inicial há a defesa de que a prática assume importante papel para a atuação docente, e os estágios supervisionados são privilegiados no estabelecimento de relações ent...
Clique e arraste com o lado esquerdo do mouse para mover o mapa até onde desejar.
Selecione o ano: |
Mostrar os anos em sequência |