- Auxílios pontuais (curta duração)
Esta página da Biblioteca Virtual da FAPESP reúne informações referenciais de bolsas e auxílios de diversas modalidades de pesquisa apoiada pela FAPESP, que possuem o assunto Psicologia do desenvolvimento.
A caixa de “Apoio FAPESP em Números” permite a visualização da totalidade de auxílios e bolsas concedidos, em andamento ou concluídos, com o assunto Psicologia do desenvolvimento.
No centro da página, podem-se ver algumas informações desses projetos apoiados, no Brasil e no exterior.
Na lista de “Assuntos relacionados” podem-se ver quais outros assuntos foram mais citados em pesquisas apoiadas com o assunto Psicologia do desenvolvimento.
Em “Refinar por” é possível filtrar o total das pesquisas com o assunto Psicologia do desenvolvimento, de acordo com os seguintes parâmetros: por modalidades de Auxílios à pesquisa, por modalidades de Bolsas, por Área do conhecimento, por Instituição e por Ano de início, e gerar resultados mais específicos.
Os Mapas e Gráficos contribuem visualmente para a identificação da distribuição geográfica do fomento da FAPESP no Estado de São Paulo, e do histórico do fomento, por ano, das pesquisas vigentes com o assunto Psicologia do desenvolvimento.
O projeto focaliza a psicologia do desenvolvimento ensinada aos professores no decorrer do século XX, a partir da perspectiva de uma história crítica interessada em compreender como os seus conteúdos se tornaram uma referência central para os discursos pedagógicos. Para caracterizar os conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, assim como as orientações práticas...
Este trabalho busca mapear e problematizar a produção da Psicologia do Desenvolvimento, considerando as contribuições dos estudos feministas neste campo. Para tanto parte de um desenho de pesquisa que se distribui em dois eixos que se valem da revisão sistemática de literatura e da análise documental. O primeiro procurará levantar e analisar as influências feministas na produção brasil...
Os transtornos mentais têm início em fases precoces da vida e estão entre as maiores fontes de incapacitação e de gastos em saúde. Dados epidemiológicos gerados por nossa equipe demonstraram que apenas 20% das crianças brasileiras com problemas de saúde mental têm acesso a cuidados adequados. O Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) foi...
Os objetivos deste estudo são: avaliar o desenvolvimento psicológico de bebês de 0 a 36 meses; comparar o desenvolvimento psicológico entre bebês nascidos de cesárea eletiva e de parto normal; investigar, com as mães as condições socioeconômicas da família, a via de parto e a história de saúde do bebê; verificar, com cuidadores, o desenvolvimento comportamental e socioafetivo dos bebês...
A presente proposta de publicação consiste do conjunto de artigos confeccionados para o Simpósio Internacional “Dimensões da Intersubjetividade”, realizado no Instituto de Psicologia da USP nos dias 5 e 6 de junho de 2009. O encontro teve a finalidade de reunir pesquisadores cujos trabalhos tem se orientado para o tema da intersubjetividade, com a intenção de apresentar e debater os de...
O Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros visa fortalecer práticas educativas parentais positivas, sendo uma estratégia importante para prevenir violência e maus-tratos contra crianças. Parte da aprendizagem desse programa de práticas parentais ocorre por meio das tarefas de casa, em que as mães são incentivadas a lembrar os conteúdos e estratégias ensinadas para coloc...
As teorias morais de Jean Piaget e Lawrence Kohlberg, oriundas do campo de estudos da Psicologia do Desenvolvimento Moral, campo demarcado pelo projeto moderno de Ciência, geraram interpretações androcêntricas, sexistas e heteronormativas sobre o desenvolvimento humano. As críticas feministas à Ciência provocaram rupturas epistêmicas ao interrogarem esse posicionamento da produção do c...
O projeto de pesquisa de IC abordará o tema da formação inicial de professores relativa à temática da violência sexual contra crianças e adolescentes, que ainda atinge parcelas significativas da população infanto-juvenil no Brasil. Considerando a necessidade de ações de enfrentamento (prevenção e encaminhamento) ao abuso sexual em espaços escolares e as dificuldades dos profissionais d...
O plano de trabalho em TT consiste no apoio contínuo ao pesquisador, precedido da adequada preparação, e do estudo dos tipos de instrumentos e teorias a serem utilizados na pesquisa, com destaque para as teorias de Psicologia do Desenvolvimento de bebês e das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley Scales of Infant Development), que serão aplicadas em 50 bebês. Para a aplica...
Não são poucos os pesquisadores psicanalistas que vêm se dedicando à construção de instrumentos baseados na teoria e na prática psicanalíticas, quer para uso em pesquisas, quer para uso na clínica e em escolas. Na presente pesquisa, estarão sendo focalizados dois instrumentos. O primeiro instrumento é o APEGI - Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições ...
O plano de trabalho em TT consiste no apoio contínuo ao pesquisador, precedido da adequada preparação, e do estudo dos tipos de instrumentos e teorias a serem utilizados na pesquisa, com destaque para as teorias de Psicologia do Desenvolvimento de bebês e das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley Scales of Infant Development), que serão aplicadas em 50 bebês. Para a aplica...
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