Busca avançada
Ano de início
Entree

Expansão da infraestrutura de pesquisa do laboratório de aquisição e processamento de imagens e sinais da Universidade de Sorocaba (LAPISUS)

Processo: 18/06801-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Reserva Técnica para Infra-estrutura Institucional de Pesquisa
Vigência: 01 de maio de 2018 - 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:José Martins de Oliveira Junior
Beneficiário:José Martins de Oliveira Junior
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba, SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios não destrutivos  Caracterização estrutural 

Resumo

O projeto tem por meta complementar o parque de equipamentos alocados no Laboratório de Aquisição e Processamento de Imagens e Sinais da Universidade de Sorocaba (LAPISUS). Este Laboratório começou a ser montado com recursos da Finep (CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/CT-INFRA - PROINFRA - 02/2014 -Equipamentos Multiusuários) com a aquisição dos seguintes equipamentos: a) Microscópio Eletrônico de Varredura, b) Difrator de Raios-X e Microscópio Confocal. Na Universidade de Sorocaba contamos hoje com um equipamento de Fluorescência de Raios-X, que está atualmente alocado no Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LAFINAU), porém é um equipamento limitado do ponto de vista do fluxo de pesquisa que o mesmo comporta, pois trata-se de um equipamento que foi montado pelo grupo de pesquisa que coordeno, usando materiais (fonte de raios-X e detector) fornecidos pela empresa Amptek Inc. Como a Técnica da Fluorescência de Raios-X, vem atualmente substituindo várias outras anteriormente utilizadas para análise elementar, como por exemplo, Espectroscopia por Indução de Plasma, o equipamento de fluorescência não tem atendido a demanda dos pesquisadores que tem nos procurado, tanto internamente como o de pesquisadores externos. Dentro deste contexto de melhora no fluxo das pesquisas realizadas, estamos solicitando a aquisição de um equipamento de Fluorescência de Raios-X e acessórios usados na preparação de amostras. Este equipamento beneficiará a comunidade acadêmica como um todo, mas mais especificamente os pesquisadores e alunos vinculados aos Programas de Pós-graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba. Temos certeza que com a aquisição destes equipamentos o número de alunos acolhidos nesse laboratório e a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos crescerá. Esta Proposta foi elaborada considerando as regras para utilização dos recursos da Reserva Técnica Institucional concedidos pela FAPESP. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.