Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de nanofibras de pectina aplicadas à liberação modificada de hidroxicloroquina

Resumo

O entendimento sobre o processo de auto-agregação, bem como a dinâmica de partículas coloidais em interfaces são importantes em diversos processos biológicos, industriais e tecnológicos. Neste sentido, o uso de campos elétricos é estratégico na obtenção de materiais com alto grau de organização e orientação, os quais podem ser utilizados em diversos setores tecnológicos, principalmente os materiais que apresentem alta área interfacial, pois podem ser utilizados como veículos para liberação controlada de moléculas ativas de forma mais seletiva e eficiente. O plano de trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma linha de pesquisa centrada na compreensão de fenômenos de superfícies e a obtenção de estruturas auto-organizadas devido à aplicação de campos elétricos, a saber, nanofibras de pectina eletrofiadas para serem utilizadas como carreadores do fármaco hidroxicloroquina. Propõe-se o uso de microscopias eletrônicas e de força atômica, medidas térmicas, além de técnicas de caracterização da composição química (como espectroscopia de infravermelho e difração de raios-X) para a análise dos novos biomateriais. Os resultados deverão contribuir para a compreensão dos fenômenos envolvidos em diferentes interfaces de sistemas auto-organizados, bem como obter materiais micro e nanoestruturados pela aplicação de campos elétricos. O presente projeto tem como objetivo a continuação das atividades de pesquisa da proponente na USFCar - Campus Araras, onde a mesma foi recentemente contratada como Professora Adjunto A. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANGANINI, ISABELLA C.; SHIRAHIGUE, LIGIANNE D.; DA SILVA, MARIANA ALTENHOFEN; FRANCISCO, KELLY R.; CECCATO-ANTONINI, SANDRA R. Bioprocessing of shrimp wastes to obtain chitosan and its antimicrobial potential in the context of ethanolic fermentation against bacterial contamination. 3 BIOTECH, v. 10, n. 3 FEB 24 2020. Citações Web of Science: 0.
VICTÓRIA DE OLIVEIRA MARGARIDO; JULIA HELENA DE PAULA; KELLY ROBERTA FRANCISCO; ADRIANO LOPES DE SOUZA. Atividade eletrocatalítica de um filme de ormosil híbrido contendo ácido fosfomolíbdico para o herbicida prometon. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 25, n. 4, p. -, 2020.
NASCIMENTO, JONATAS U.; ZAMBUZI, GIOVANA C.; FERREIRA, JOAO O.; PAULA, JULIA H.; RIBEIRO, TATIANA S.; SOUZA, ADRIANO L.; DREISS, CECILE A.; SILVA, LUCIMARA L.; FRANCISCO, KELLY R. A simple process to tune wettability of pectin-modified silanized glass. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 577, p. 67-74, SEP 20 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.