Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos complexos metálicos quirais e suas aplicações em catálise assimétrica

Resumo

Métodos catalíticos para a síntese de compostos enantiomericamente puros são de grande importância na preparação de moléculas de interesse farmacológico e da Química Fina. O desenvolvimento racional de ligantes enantioenriquecidos permite a formação preferencial de um dos enantiômeros em reações catalisadas por metais de transição. O tópico principal deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de novas classes de ligantes enantioenriquecidos e suas aplicações para a síntese de novos complexos metálicos quirais. Especificamente, as duas linhas de pesquisa estudadas serão: 1) o design de complexos quirais do tipo meio-sanduíche e suas aplicações em transformações assimétricas catalisadas por metais; 2) síntese de novos ligantes capazes de coordenar simultaneamente dois metais de transição (ou um metal de transição e um ácido de Lewis) e utilizá-los para criar novos processos envolvendo, ao menos, duas reações sequenciais. O sucesso deste projeto permitirá a criação de uma nova área de pesquisa em catálise assimétrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, CAIO C.; DUARTE CORREIA, CARLOS ROQUE. Enantioselective Heck-Matsuda Reactions: From Curiosity to a Game-Changing Methodology. CHEMICAL RECORD, JUN 2021. Citações Web of Science: 0.
OLIVEIRA, CAIO C.; CORREIA, CARLOS ROQUE D. The palladium-catalyzed Heck arylation of olefins with arenediazonium salts as a sustainable strategy in organic synthesis. CURRENT OPINION IN GREEN AND SUSTAINABLE CHEMISTRY, v. 26, DEC 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.