Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise filogenética dos gêneros da família de aranhas Caponiidae (Arachnida, Araneae)

Processo: 18/01538-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de maio de 2018 - 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Domingos Brescovit
Beneficiário:Antonio Domingos Brescovit
Pesquisador visitante: Alexander Sánchez Ruiz
Inst. do pesquisador visitante: Centro Oriental de Ecosistemas y Biodiversidad (BIOECO), Cuba
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aranhas  Filogenia  Sistemática  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caponiidae | Filogenia | Sistematica | synspermiata | Aranhas

Resumo

A visita do pesquisador visa concluir com uma pesquisa iniciada durante sua estadia pós-doutoral no Instituto Butantan em 2016 financiada pela FAPESP. O principal objetivo desse projeto de pós-doutorado foi a revisão taxonômica e filogenia do Nops, o gênero com a maior riqueza de espécies na família de aranhas Caponiidae. Como resultados, foram publicados três artigos que elevaram o nível de conhecimento da taxonomia e morfologia das aranhas do gênero. Além, foi encaminhado e aceito para publicação na Zootaxa a revisão e filogenia do Nops com a descrição de 12 novas espécies e uma análise da monofilia dos gêneros Nopinae. No entanto, durante este estágio, alguns estudos adicionais também foram iniciados que não estavam no plano inicial do projeto de pós-doutorado. Durante esta etapa foram publicados também outros artigos descrevendo três novos gêneros de Caponiidae e várias novas espécies, entre eles encontramos os primeiros caponídeos cegos (ver produção cientifica do pesquisador visitante). Como parte desses estudos foram reunidos uma grande quantidade de espécimes de várias coletas e coleções aracnológicas ao redor do mundo, incluindo também espécimes tipo. Todo esse material está atualmente disponível para estudo no Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan. Hoje em dia, com o conhecimento acumulado de Caponiidae durante a estadia pós-doutoral e todo o material disponível, é possível começar a trabalhar em uma primeira hipótese filogenética da família. A maioria dos espécimes a estudar vem de coleções preservadas em 80% de álcool e foram coletadas há mais de cinco anos. Portanto, esta primeira análise será baseada em evidências morfológicas. Um número ainda pequeno de caponídeos foi coletado recentemente e preservado em 100% de álcool para futuros estudos moleculares adicionais. Embora estas aranhas sejam de cor laranja brilhante, elas podem ser muito difíceis de encontrar na natureza, principalmente devido aos seus hábitos de vida criptozoicos, no entanto, alguns métodos já foram aperfeiçoados durante os estudos anteriores para facilitar sua captura. O objetivo principal da visita do pesquisador é concluir com esses estudos e entregar a primeira hipótese filogenética da família Caponiidae, aproveitando toda a infraestrutura já criada e todo o material já reunido na instituição sede. Os resultados obtidos durante esta visita contribuirão para a compreensão da família de maneira mais sólida e constituirão a primeira aproximação real das inter-relações de uma das famílias do clado Synspermiata menos estudadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHEZ-RUIZ, ALEXANDER; BRESCOVIT, ANTONIO D.; BONALDO, ALEXANDRE B.. Revision of the spider genus Nyetnops Platnick & Lise (Araneae: Caponiidae) with proposition of the new genus Nopsma, from Central and South America. Zootaxa, v. 4751, n. 3, p. 461-486, . (18/01538-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.