Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e busca de novos antimicrobianos contra tuberculose: da triagem a estudos pré-clínicos in vivo

Processo: 18/00163-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2018 - 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fernando Rogério Pavan
Beneficiário:Fernando Rogério Pavan
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose  Química médica 

Resumo

No último relatório da Organização Mundial da Saúde 12 bactérias com alta incidência de resistência e mais o Mycobacterium tuberculosis foram determinantes na urgência em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos antimicrobianos. Em 2016 houveram 10,4 milhões de novos casos de tuberculose (TB) no mundo, os quais apenas 6 milhões foram diagnosticados e notificados. A resistência aos antimicrobianos contra TB só cresce. Atualmente a TB causa mais óbitos do que a AIDS e é estimado que em 2050 as mortes por infecções bacterianas resistentes serão a causa número 1 de mortes no mundo. Há mais de 10 anos nosso grupo vem desenvolvendo novas estratégias de busca de novos antimicrobianos contra TB. Mais de 5.000 compostos de todas as origens foram triados em nosso laboratório e menos de 5% mostraram-se promissores. Dentre esses, conseguimos encontrar um composto líder derivado de benzofuroxano que mostrou excelente atividade tanto in vitro quanto in vivo e um possível novo mecanismo de ação. Como molécula líder, verificamos a necessidade de melhorar sua atividade em bactérias resistentes sendo essa uma das propostas desse projeto. Por outro lado, entendemos que a natureza, assim como a história dos antimicrobianos já nos mostra, que pode ser uma estratégia para um novo antimicrobiano. Assim, como segunda estratégia pretendemos trabalhar com mais de 60 compostos isolados de plantas com estrutura e rota de síntese conhecidos, mas que nunca foram desafiados frente ao Mycobacterium tuberculosis. A necessidade de novos antimicrobianos é urgente, nossa equipe está se esforçando e propondo diferentes estratégias para no final poder apresentar um novo composto em potencial para estudos clínicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUMAGALLI, FERNANDO; GIL DE MELO, SHAIANI MARIA; RIBEIRO, CAMILA MARINGOLO; SOLCIA, MARIANA CRISTINA; PAVAN, FERNANDO ROGERIO; EMERY, FLAVIO DA SILVA. Exploiting the furo [2,3-b]pyridine core against multidrug-resistant Mycobacterium tuberculosis. Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters, v. 29, n. 8, p. 974-977, APR 15 2019. Citações Web of Science: 0.
DE GRANDIS, RONE APARECIDO; DA SILVA DOS SANTOS, PATRICK WELLINGTON; DE OLIVEIRA, KATIA MARA; TOMAZELA MACHADO, ANA RITA; AISSA, ALEXANDRE FERRO; BATISTA, ALZIR AZEVEDO; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA; PAVAN, FERNANDO ROGERIO. Novel lawsone-containing ruthenium(II) complexes: Synthesis, characterization and anticancer activity on 2D and 3D spheroid models of prostate cancer cells. BIOORGANIC CHEMISTRY, v. 85, p. 455-468, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.