Busca avançada
Ano de início
Entree

Os transportadores de dicarboxilato (DICs) e as proteínas mitocondriais desacopladoras (UCPs) como alvos para o aumento da tolerância das plantas aos estresses abióticos

Resumo

Os transportadores mitocondriais estão envolvidos no intercâmbio de metabólitos e intermediários entre a mitocôndria e o citoplasma celular. Pela sua conhecida participação na manutenção da homeostase mitocondrial e na reposta das plantas aos estresses ambientais, esses transportadores se tornaram alvos importantes da pesquisa vegetal. Neste contexto, o presente projeto terá como foco os transportadores de dicarboxilato (DICs), cujo papel é ainda pouco estudado, e as proteínas mitocondriais desacopladoras (UCPs), sabidamente importantes na modulação do estado redox. A nossa hipótese de trabalho é que o melhor entendimento das funções in planta dos referidos transportadores irá auxiliar abordagens futuras que visam manipular os genes alvos para a aquisição de tolerância aos estresses abióticos. Assim, diferentes abordagens estão sendo propostas para investigar o papel e a relevância das diferentes isoformas destes transportadores presentes em Arabidopsis thaliana no metabolismo mitocondrial e nos mecanismos de tolerância aos estresses. Espera-se que os dados a serem gerados empregando, dentre outros, superexpressão e nocaute gênico forneçam subsídios para melhor compreender as respectivas funções in planta das referidas proteínas e demonstrar a relevância fisiológica de cada uma delas na aquisição de tolerância aos estresses. Acredita-se que os dados a serem gerados irão fornecer subsídios importantes para melhor compreender as respectivas funções in planta das referidas proteínas visando aplicações futuras em estudos translacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS ARCURI, MARIANA DE LARA; NUNES-LAITZ, ALESSANDRA VASCONCELLOS; MACEDO LIMA, ROMULO PEDRO; BARRETO, PEDRO; MARINHO, ANDRESSA NAGATANI; ARRUDA, PAULO; MAIA, IVAN G.. Knockdown of Mitochondrial Uncoupling Proteins 1 and 2 (AtUCP1 and 2) in Arabidopsis thaliana Impacts Vegetative Development and Fertility. Plant and Cell Physiology, v. 62, n. 10, p. 1630-1644, . (17/25139-2, 18/19021-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.