Busca avançada
Ano de início
Entree

Enriquecimento elementar: essencialidade e toxicidade

Resumo

O enriquecimento de alimentos com elementos essenciais é uma maneira de suprir a deficiência de micronutrientes. Para tanto, uma estratégia promissora é a adubação fortificada do solo agrícola. No entanto, o enriquecimento por meio de cultivo apropriado deve ser visto além da necessidade de suprir deficiências nutricionais, uma vez que é possível também ser aplicada na resolução de problemas ambientais, visando a diminuição de toxicidade por metais pesados em alimentos. Em ambos os estudos é necessário avaliar as interações entre os diferentes elementos durante a absorção e translocação. Além disso, é fundamental destacar a necessidade de se conhecer as espécies elementares capazes de serem absorvidas e utilizadas pelos cogumelos no seu metabolismo, bem como as espécies formadas após o enriquecimento, sendo necessário avaliar se esses alimentos fortificados apresentam as mesmas características químicas daquelas formados quando o alimento é cultivado em condições naturais do solo e livre de metais tóxicos. Assim sendo, o objetivo desse projeto é avaliar a competição elementar em procedimentos de enriquecimento, visando o melhoramento nutricional e minimização/eliminação da toxicidade por elementos tóxicos. Será avaliado o enriquecimento de cogumelos shimeji (Pleurotus ostreatus) e salmão (Pleurotus djamor) com Se, e ainda, o papel protetor desse elemento na toxicidade de elementos tóxicos (Hg e Pb). Os efeitos do enriquecimento e da remediação serão verificados ao se determinar a concentração de: 1) elementos essenciais e os tóxicos; 2) proteínas (albuminas, globulinas, prolaminas e glutelínas; 3) metaloproteínas e seleno-proteínas; 4) espécies de Se após procedimentos de extração por ponto nuvem; e 5) espécies de Hg por reações de derivatização. Além disso, estudos de bioacessibilidade serão também executados nos cogumelos controle, enriquecidos e remediados. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, ALINE PEREIRA; SANTOS PEREIRA NODA, CAIQUE MATHEUS; NAOZUKA, JULIANA. Accumulation and Fractionation of Iron and Copper in Urban and Rural Soil from Brazilian City. BRAZILIAN JOURNAL OF ANALYTICAL CHEMISTRY, v. 6, n. 25, p. 13-23, OCT-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, ALINE PEREIRA; LEME, FLAVIO DE OLIVEIRA; NOMURA, CASSIANA SEIMI; NAOZUKA, JULIANA. Elemental imaging by Laser-Induced Breakdown Spectroscopy to evaluate selenium enrichment effects in edible mushrooms. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, JUL 25 2019. Citações Web of Science: 0.
DE OLIVEIRA, ALINE PEREIRA; DOS SANTOS, GISELAINE ALVES; NOMURA, CASSIANA SEIMI; NAOZUKA, JULIANA. Elemental chemical composition of products derived from kefir fermented milk. Journal of Food Composition and Analysis, v. 78, p. 86-90, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.